segunda-feira, 10 de agosto de 2009

SINTRA



Para os que não sabem, sou sintrense, nascido na freguesia de São Pedro de Penaferrim, embora o local onde nasci viesse, mais tarde, a ser integrado na freguesia de Algueirão-Mem-Martins.
Fui baptizado, cresci e estudei em Sintra, iniciei o liceu no Passos Manuel, no Casino, hoje transformado em museu, e ali comprei a minha primeira casa.
Quando, em 1995, Sintra foi classificada Património da Humanidade, acreditei que a conservação da vila, que não só dos seus parques e palácios, seria substancialmente melhorada. Puro engano.
Estive em Sintra na passada semana e o estado de conservação dos edifícios em redor do Palácio da Vila, deixam muito a desejar, em particular o Hotel Neto.
Já tivera conhecimento de que a UNESCO estava preocupada com o tema, a ponto de ter sido um dos casos analisados na recente reunião do seu comité, o qual recomendou a visita do World Heritage Center, para fazer uma avaliação do estado de conservação do património.
Temo que a avaliação não nos seja muito favorável, a avaliar pelo que vi, e penso que é tempo de a Parques de Sintra - Monte da Lua, a quem cabe gerir a área classificada, tomar as medidas que se impõem.
A terminar, uma pequena nota, relativamente ao Palácio de Monserrate, que é um dos mais lindos da vila, e que merece ser visto por todos, portugueses e estrangeiros.
Não consigo entender o que se passa, agora que parecem ter sido concluidas as obras de restauro, mas a verdade é que estou cansado de recomendar uma visita, a amigos meus, estrangeiros, e a resposta, quando lhes pergunto se gostaram, é, invariávelmente, a mesma: Estava fechado !
Sei que sou suspeito, mas Sintra merece mais, e melhor !

2 comentários:

  1. A lindíssima vila(?!)de Sintra e o
    seu concelho, estagnam cada vez que o PSD/CDS alcançam o governo da nossa região.
    Nada tenho a apontar ao Dr. Fernando Seara, que me merece o maior respeito...mas a um BOM Presidente não basta ser simpático
    e sobretudo honesto.
    Em Agualva-Cacém, o programa POLIS - lançado por Edite Estrela -ao fim de 8 anos, ainda não está concluído!

    ResponderEliminar
  2. Somos testemunhas dos fatos aqui narrados.

    Sim! o Rui nos aconselhou ir a Sintra e visitar o Palácio de Monserrate, e ao nos reencontar fez a mencionada pergunta, e ouviu a resposta ali constante.

    A Vila de Sintra é linda.

    E por favor Rui, não deixas de recomendar tal programa a teus amigos estrangeiros como nós.

    As Bianchi.

    ResponderEliminar