sábado, 15 de agosto de 2009

LEITURAS...



Raramente consigo ter as minhas leituras em dia.
Ou sou eu que compro demasiados jornais, ou o tempo para me dedicar á sua leitura é escasso.
Por esse motivo, as revistas que acompanham os semanários são, em regra, lidas bastante mais tarde, como foi o caso da Revista Única, que acompanha o Expresso, (a capa é a que está na foto), cuja leitura só terminei hoje.
A entrevista com Chico Buarque, músico, como ele faz questão de frisar, compositor, e escritor, a propósito do lançamento do seu romance "Leite Derramado", valeu cada momento que lhe dediquei. Vou ter que ler o seu livro.
Mas o meu destaque vai para a primeira entrevista de Mário Bento, último censor do regime salazarista.
Este "funcionário" do regime, que, entre outros cargos, foi chefe de gabinete do ministro do Interior, Santos Júnior, e chegou a ser deputado, não faz revelações importantes, mas não deixa de ser impressionante a sua candura, ao referir-se ás funções que desempenhou, 35 anos depois...
A dado momento da entrevista, afirma o seguinte: "Foi um sacrifício. Mas nunca cometi nada que pudesse afectar a minha dignidade, a minha consciência e a minha honradez"...
Nunca esteve preso, mas foi aposentado, compulsivamente, e em 1975 foi viver para o Brasil, de onde regressou, em Maio de 1977, porque o Conselho da Revolução, após revisão do seu processo, transformou a pena de aposentação em suspensão, por 24 meses, decisão que considera injusta, pois pretendia a anulação.
Reintegrado, solicitou, "de imediato", uma licença ilimitada, que lhe foi concedida, e retornou ao Brasil, para regressar a Portugal em 1981, retomando o seu lugar de técnico superior, que exerceu até á reforma, em 1993.
Apesar de Mário Bento considerar o contrário, a revolução foi generosa para com ele...
E termino com uma referência ao artigo "O céu é azul porquê?", onde aprendi várias coisas interessantes, sobre a minha cor favorita.
Desde logo, fiquei a saber que "é a cor que tem mais adeptos no mundo ocidental", mas o artigo também explica porque é que o céu é azul, ou porque é que o mar é azul, ou verde.
Entre várias outras curiosidades, ali se explica o motivo pelo qual existe a tendência para vestir os bebés, meninos, de azul, e as meninas de rosa, havendo até uma lenda europeia, do século XIX, que diz que, "as meninas nascem de rosas e os meninos de repolhos azuis".
Quem tiver oportunidade, vale a pena ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário