domingo, 16 de agosto de 2009

UM "RALLY" MISTO...



O jornal i, na sua edição fim-de-semana, publica uma entrevista com o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, concedida a Laurinda Alves.
Eu, que simpatizo com o professor Marcelo, gostei de a ler, e achei interessante a comparação da sua vida a um "rally-paper", no qual perde pontos por fazer coisas erradas, que depois tem de recuperar.
A comparação, embora possa ser considerada óbvia, pareceu-me bastante interessante, a ponto de me fazer reflectir sobre ela.
Não sei se o professor concordará, mas eu atrevo-me a dizer que a nossa vida corresponde, no fundo, a um "mix" dos "rallies paper" e "mistério", durante a qual procuramos acumular o maior número de pontos, e vamos ajustando o percurso, em função do que nos calha em sorte, nos envelopes que a vida nos atribui.
E é o conteúdo desses envelopes que acaba por moldar a nossa vida, e influir na nossa motivação para acumular pontos, visando a classificação final.
Como diria o poeta, "o sonho é uma contante da vida", e tenho para mim que, quanto maior for a nossa capacidade de sonhar, enfrentar o inesperado, e a adversidade, maior a probabilidade de obtermos uma boa classificação no "rally" da vida.
Quando, por exemplo, somos "contemplados" com a perda de um pai, ou de um filho, ou com uma paixão, ou um verdadeiro amor, tudo se altera, inflenciando, de forma decisiva, a capacidade do carro para continuar em prova...
As "pannes" são desilusões, de maior ou menor dimensão, como os momentos de felicidade são injecções de combustível, que dão um novo alento para chegarmos ao destino, com maior, ou menor, dificuldade.
Nos envelopes do meu "rally", já fui contemplado com um pouco de tudo, e apesar das "pannes", e avarias irreparáveis, faço questão que o meu carro continue em prova, valorizando cada injecção de combustivel...
Com o avançar da idade, deixei de me importar com a classificação final, preocupando-me em fazer um percurso limpo, e valorizar a beleza do caminho, que o "rally" me tem feito percorrer...

Sem comentários:

Enviar um comentário