sexta-feira, 28 de agosto de 2009

THE BEATLES




Está a decorrer, em Liverpool, o "International Beatles Week Festival".
Lembrar os Beatles, cujas músicas marcaram a minha juventude, é sempre um prazer, e as suas canções continuam no "top" das mais ouvidas em minha casa.
Mas, sobre o fenómeno que foram os Beatles, não sou eu, certamente, a pessoa indicada para vos falar, pelo que me limito a contar-vos dois episódios, da minha juventude, com eles relacionados.
Desde pequeno que, em matéria de corte de cabelo, as instrucções da minha mãe eram claras:
- O corte é á inglesa, curta !
Essas instrucções eram conhecidas de todos, o meu pai, eu, o meu irmão, e até o Sr Cécio, o barbeiro a quem esteve atribuída a tarefa, durante toda a minha juventude.
Era um sábado, dia de visita ao barbeiro, e eu teria os meus 11 anos.
De pé, em cima da cama dos meus pais, como era de costume, sempre que a minha mãe me arranjava para sair, eu estava orgulhoso por estrear uma camisola azul, de malha, que a minha mãe acabara de fazer para mim.
Enquanto me ajeitava a roupa e me olhava, minha mãe atirou:
- Não te esqueças de te portar bem no barbeiro.
Ao que eu respondi:
-Sim mãezinha, eu porto sim.
Mas ousei acrescentar:
-Mãezinha, eu gostava mesmo era de usar o cabelo á Beatle.
Foi uma fracção de segundo, até chegar um tabefe que me fez sentar na cama e acabar, por muito tempo, com essa veleidade...

Corria o ano de 1969 e eu celebrava os meus 15 anos.
A minha mãe tinha falecido, há cerca de dois anos e meio, e o meu pai, contra o que era costume, não me fazia qualquer pergunta relacionada com o que eu gostaria de receber, como presente de aniversário.
Mandara-me passar no BPA, onde trabalhava, a pretexto de algo que já não recordo.
Ao chegar, e depois dos dois beijos com que, sempre, nos cumprimentámos, a cada chegada e despedida, colocou-me a mão sobre o ombro e entregou-me um presente.
O embrulho era largo, e fino, e eu percebi que era um disco. O meu pai sabia que a música era, por esse tempo, um dos meus "hobbies".
Ao abrir o presente, o meu estado de emoção foi tal, que fiquei quase sem saber o que dizer, em agradecimento.
Era o álbum branco, "The White Album", um duplo LP que os Beatles tinham acabado de lançar, a 22 de Novembro de 1968, que incluía a fotografia de cada um dos "Fab Four", e que o meu pai pedira ao José Francisco, um colega do BPA, para mandar vir de Londres.
Infelizmente, com os empréstimos do disco, acabaram por desaparecer as fotografias, mas o disco, esse, permanece guardado, religiosamente.
Quem sabe á espera que eu decida, um dia, oferecer-me um gira-discos, de presente de aniversário...

1 comentário:

  1. Tanto dancei ao som fos Beatles! Tb. sou desse tempo. tenho muitos discos deles, en vinil clero que era o qase usava na época e que agota volta a rstar nq moda. Bons tempo. Um abraço Graça

    ResponderEliminar