sábado, 8 de agosto de 2009

MORREU RAUL SOLNADO !



"O meu pai, que era um homem liberal, e incapaz de impor a sua vontade, um dia disse-me: Meu filho, quer queiras, quer não queiras, tens que ser bombeiro voluntário!".
Acreditem que citei de cor, pois conheço, de cor, este, e outros. discos do Solnado, que fez as delícias da minha geração.
Conheci-o, há muitos anos, através do meu amigo Fialho Gouveia, e fiquei, desde logo, impressionado com a sua simplicidade, a sua forma afável de ser e, naturalmente, o seu sentido de humor.
Tudo o que se disser, de bom, acerca de Raul Solnado, será, seguramente pouco, para caracterizar o Homem, e muito menos o humorista, de excelência, que marcou a minha geração.
Acerca da qualidade do seu trabalho, outros se pronunciarão, com muito maior competência do que eu, e sobre as suas virtudes, como Homem, os seus Amigos e os que com ele privaram, ao longo da Vida, não deixarão de lhe prestar a Homenagem que merece.
Eu, mero admirador de sempre e fã incondicional, limito-me a lembrar mais uma frase das suas rábulas: "Meu filho não vai para a guerra encher a guerra de moscas. O meu filho vai para a guerra, mas vai limpo!"
Assim partiu Raúl Solnado, deixando os nossos corações alagados de tristeza, mas limpo, na sua integridade, na sua generosidade, no seu amor ao próximo, deixando-nos nesta "guerra" quotidiana, onde o ser parece ser menos importante do que o parecer...
Com a sua morte desaparece uma parte da minha geração, e o humor em Portugal, nunca mais voltará a ser o mesmo. "Partiu-se a guita, e perdeu-se a bala...".
Descanse em Paz Raúl ! Até um destes dias...

Sem comentários:

Enviar um comentário