quarta-feira, 26 de agosto de 2009

JÁ CÁ FALTAVA...

Com direito a chamada de atenção na primeira página, um artigo de Alexandre Soares, na edição de hoje do jornal i, destaca que "Fumadores têm mais gripe A (e morrem mais)".
Começando de forma reveladora do seu objectivo, "um a zero para a gripe", o articulista prefere enfatizar as conclusões de um estudo do Centro para a Protecção da Saúde de Hong Kong, segundo o qual, "em 27 chineses que desenvolveram complicações (como pneumonia), 12 eram fumadores ou já tinham sido". Isto apesar de o director do Centro, Thomas Tsang, referir que se trata "apenas de uma observação que agora temos de investigar a sério".
Acrescenta o articulista que, "apesar de manter níveis de letalidade muito semelhantes ao da gripe normal, desde que foi descoberto, em Abril, o vírus já matou quase 2600 pessoas."...
Sou fumador, e não ousaria dizer que o hábito de fumar é saudável, mas incomoda-me, profundamente, esta moda de se pretender tornar o tabaco no principal causador dos males do Mundo.
Agradeço a gentileza da sociedade, ao preocupar-se com os malefícios do tabaco para a minha saúde, mas quero aqui declarar, solenemente, que autorizo que o dinheiro dos meus impostos, directos e indirectos, utilizado em campanhas anti-tabaco, seja gasto em mosquiteiros para prevenir a malária, que é a doença que mais mata no mundo. Tenho a certeza que será bem mais eficaz, em matéria de redução de mortes, evitáveis...
Mas, com jeitinho, ainda vão descobrir que é o tabaco que causa as pandemias de gripe, sejam elas das aves, ou suína, ainda que, como foi o caso da primeira, não tenha chegado a haver pandemia nenhuma...
Quanto á gripe A, limito-me a sugerir que vejam o vídeo colocado no "youtube", cujo "link" está na minha página do "Twitter"...
Voltando ao artigo, não deixa de ser interessante que, passo a citar, "pesquisa publicada no site Healthcare Republic diz que 60% dos médicos britânicos podem recusar a vacinação(...)", para acrescentar que, "um estudo semelhante, mas sobre os enfermeiros, garantia que um terço dos 1500 entrevistados se recusaria."
Porque será ?
Se, num dos países mais desenvolvidos do mundo, em matéria de saúde, a maioria dos médicos admite recusar a vacina, não seria interessante, para a opinião pública, conhecermos os motivos dessa recusa ?
Assim sendo, não será de estranhar que, como refere o articulista, "outro estudo, publicado no início desta semana na revista canadiana "Emerging", indica que a população também tem reservas que terão de ser superadas para uma campanha de vacinação ser bem-sucedida".
Talvez que o melhor seja começarem por convencer os médicos, e deixarem os fumadores em paz...

1 comentário:

  1. Claro que o culpado é quem se procura primeiro...Já fiz " campanha" contra os fumadores em face da minha dor em ter perdido permaturamente o meu marido (fumador inveterado) com um cancro no pulmão.Pûs esta ideia de parte quando vejo amigos meus cheios de saúde e com o cigarrinho ao canto da boca.Deve haver outras condicionantes que ainda ninguém encontrou, como por exemplo os que morrem de cirroses sem nunca terem provado uma gota de alccol. Individualmente, tenho feito uma estatística entre os anigos (da minha convivência claro) e que há um dado comum a todos eles. Talvez um dia ponha esta pergunta a quem me possa explicar, se fôr capaz. Um abraço Graça

    ResponderEliminar