sexta-feira, 30 de julho de 2010

OLÁ, PAI!


Olá, Pai!
Tenho andado para te escrever, mas tem-me faltado a força e a coragem.
Sabes, é muito bom lembrar a tua memória, mas não é nada fácil conviver com a ausência. Tu sabes como é...
Por cá, as coisas vão correndo e o teu neto, Frederico, está melhor do que nunca. Cresceu muito, pessoal e profissionalmente, e está a fazer um excelente trabalho, o que tem sido um descanso para mim, e me tem dado tempo para digerir um conjunto de acontecimentos e situações que seriam, há uns anos, inimagináveis. Enfim, coisas desta vida...
Mas não te escrevi para te maçar com assuntos que, como sabes, sempre procurei evitar, mas antes para te pôr ao corrente de algumas novidades.
Desde logo, quero dizer-te que, o teu Belenenses lá se conseguiu inscrever na Liga de Honra, e vamos lá ver se conseguem voltar a subir, este ano. Não vai ser fácil, mas estou a torcer por vocês, apesar do meu benfiquismo militante.
O meu Glorioso vai de vento em popa, mas isso é outra conversa...
Sabes, o engenheiro Jardim Gonçalves e o Cristopher de Beck vão ter que ir a tribunal, na sequência daqueles problemas no BCP. Uma pena!
Eu sei que entendes o que eu quero dizer, e que não estou a fazer nenhum juízo de valor sobre eventuais comportamentos menos correctos, que possam ter existido.
Custa-me, como sei que te custa, ver pessoas que desempenharam um papel tão importante na transformação do nosso sistema bancário, terminarem a sua carreira deste modo. Respeito todas as opiniões mas, confesso, acho que não mereciam.
E sabes, cada notícia relacionada com eles faz-me lembrar o nosso velho Banco Português do Atlântico, aquela grande escola profissional, e de vida, que tanto nos marcou, aos dois. Acho que estou a ficar velho...
A propósito, imagina tu que me tenho lembrado, imensas vezes, de quando olhava para ti e achava que começavas a ficar velho. Isto porque estou com mais idade do que aquela que tu tinhas, à época, e só agora me dou conta do disparate que estava a cometer.
Enfim, a vida é assim, mas achei que ias gostar de saber...
Mudando de tema, a RTP-Memória dedica, hoje, a sua emissão aos 50 anos de carreira do Nicolau Breyner. Uma homenagem bem merecida!
Estava a ver um bocado do programa e a recordar aquela tua expressão tão característica: "aquele gajo é um corda dos antigos!"...
Lembras-te daquele espectáculo de fim de ano, com ele e o Herman, em que faziam o Sr Contente e o Sr Feliz? Um pagode!
Sabes, nem sei bem explicar porquê, mas a verdade é que estava a ver o Nicolau e a recordar-me dos teus famosos flagrantes da vida real. Dei comigo a rir, sózinho...
Vês, meu querido e velho Pai, eu é que devo estar a ficar velho e acho que vou envelhecer bem mais rápido do que tu. Estou mais azedo e sem um décimo da graça que tu tinhas com a minha idade, apesar de tudo o que passaste...
Uma notícia muito desagradável, para todos os que apreciam o humor, foi a da morte do António Feio, ontem à noite. Um homem admirável, que resistiu à doença com uma nobreza pouco comum.
Lembras-te dele? Era aquele que fazia, com o José Pedro Gomes, as "Conversas da Treta", que tanto no fizeram rir juntos...
O humor português sofreu uma tremenda perda, mas consola-me a ideia de pensar que vocês poderão estar juntos, algures no Universo, rindo, a bandeiras despregadas, com as piadas dele e os teus flagrantes da vida real.
Sabes, Pai, vou terminar...
Não gosto de despedidas, nem isso existe entre nós.
Digo-te, apenas, que tenho Saudades!
Dá beijinhos à Mãe...

Sem comentários:

Enviar um comentário