segunda-feira, 26 de julho de 2010

OBRIGADO AVÓ!


Hoje é Dia Mundial dos Avós.
Apercebi-me deste facto ao folhear o Diário de Notícias, que traz uma interessante reportagem sobre três casos de avós que criaram os netos, substituindo-se aos pais, que se desinteressaram pelas crianças. Uma, infeliz, tragédia, mais frequente do que se imagina...
A notícia fez-me recordar, naturalmente, os meus avós, mesmo aqueles que só conheci por fotografia, como o meu avô Raimundo.
A minha bisavó Francisca, o meu avô Chico, a minha avó Aurora e a minha avó Rogélia, todos lembro com muita saudade, e enorme ternura.
Mas a minha avó Rogélia...!
Fala-se muito das preferências de pais, e avós, por um determinado filho, ou neto, mas a verdade é que nós, netos, também temos as nossas preferências, o que me parece perfeitamente natural. A minha, era a avó Rogélia!
Infelizmente, nenhum dos meus avós está vivo, e apesar das boas recordações que guardo, de todos, é a minha avó Rogélia que sempre me vem, primeiro, à memória, sempre que se fala de avós.
Vivendo com os meus pais, fruto de uma viuvez precoce, foi ela quem acabaria de nos criar, a mim e aos meus irmãos, depois do acidente de automóvel que vitimou a minha mãe, e do qual o meu pai só conseguiu recuperar ao fim de muito tempo.
Com poucos estudos, apenas a quarta classe, era uma mulher extremamente inteligente e dotada de uma enorme sagacidade, e sensibilidade.
Tinha o seu feitiozinho, é verdade, mas era de uma enorme generosidade.
Cozinheira "de mão cheia", adorava receber, e fazer a festa, nunca mostrando má cara ante a, inesperada, chegada de "mais um", para a refeição, antes evidenciando uma rara boa disposição, que conservou na velhice, apesar das agruras da vida, e foram muitas.
Não substituiu a nossa mãe, porque nada, nem ninguém, pode substituir uma mãe, mas foi determinante na nossa educação e fez tudo o que estava ao seu alcance para que nada faltasse aos netos.
Por isso, neste Dia dos Avós, e sem prejuízo do enorme respeito, e carinho, que me merece a memória de todos, aqui fica a minha especial homenagem à minha avó Rogélia, que apesar de já não estar connosco, fisicamente, nunca deixará de estar presente no meu coração, e na minha memória, com uma enorme saudade...
Obrigado Avó, por tudo o que fez por mim, e pelos meus irmãos!

Sem comentários:

Enviar um comentário