terça-feira, 27 de julho de 2010

ATEANDO FOGOS...


Com o calor, voltaram os incêndios. Uma realidade com a qual nos habituámos, a conviver, nesta época do ano.
À hora a que escrevo, estão activos 16 incêndios em Portugal Continental. Embora, a avaliarmos pelo que nos diz a comunicação social, tudo indique que tenhamos tido menos incêndios do que em anos anteriores, o que não pode deixar de constituir motivo de satisfação.
O aproveitamento do tema para a querela partidária, do qual começam a surgir indícios, sempre me fez alguma confusão, tanto mais que este assunto só parece merecer a atenção dos partidos políticos, e dos media, quando do aparecimento e deflagração dos fogos.
E é nestes momentos que ouvimos falar de falta de bombeiros, de equipamento e de material, como se estas não fossem questões a ser tratadas antes do início do calor...
Num país onde, por falta de meios, "todos ralham e todos têm razão", como diria o Eça, acredito que os meios existentes possam ser insuficientes, mas o aproveitamento da situação, para fins partidários, causa-me tanta repulsa quanto as gargalhadas num velório, junto ao corpo do defunto e à enlutada família.
Se existem coisas a corrigir, e não duvido que sim, que se tratem no momento próprio, em vez de se fazer o aproveitamento político da tragédia...
Quanto aos incendiários, bem,quanto a esses, chego a lamentar que o seu castigo não possa ser aplicado à luz do Código de Hamurabi, e da sua Pena de Talião.
É que para um maneta é muito mais difícil atear um fogo...

Sem comentários:

Enviar um comentário