quinta-feira, 24 de junho de 2010

QUE PAÍS É ESTE ?



"Magistrado constituiu o primeiro-ministro como arguido sem dar conhecimento superior e arrisca, no mínimo, um processo disciplinar. Caso foi, agora, para o Supremo.
A decisão apanhou de surpresa toda a cadeia de comando do Ministério Público: o primeiro-ministro ia ser constituído arguido, e nem a directora do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, Maria José Morgado, nem o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, tinham sido "tidos ou achados". A iniciativa partiu de um procurador da 12.ª secção do DIAP de Lisboa que, agora, arrisca um processo disciplinar."(...).
A transcrição, acima, é da notícia do DN TV&MEDIA de hoje.
Leio o artigo e apenas me ocorre uma pergunta:
Que País é este ?
Salvo melhor opinião, face a tudo o que se tem passado, recentemente, parece legítimo que se coloque a dúvida quanto ás reais motivações de alguns dos nossos magistrados, parecendo evidente que algumas das suas decisões são orientadas por motivos políticos. E, a ser assim, estamos perante situações de extrema gravidade.
Bem sei que os portugueses são um povo acomodado e que, com o tempo, acabamos por aceitar tudo, incluindo o facto de uma parte da nossa Justiça, representada por um Sindicato que não tem qualquer razão de existir, assumir posições parciais e corporativas.
Só que, nos casos que têm envolvido o primeiro-ministro português, com efeitos devastadores na imagem de José Sócrates, é muito difícil, por parte de qualquer observador isento, saber onde começa a política e termina a justiça, ou vice-versa, situação que, para além de inaceitável, corrói a base do Estado de Direito.
E como tudo isto me parece surreal, termino como comecei, com uma simples pergunta:
Que País é este?

Sem comentários:

Enviar um comentário