domingo, 6 de junho de 2010

JORGE JESUS

Devo começar por confessar que não é meu costume comprar, ou ler, livros sobre personalidades ligadas ao futebol nacional.
O meu benfiquismo e o sucesso conseguido pelo Benfica, em tão curto espaço de tempo, praticando um futebol como há muito não se via, motivaram-me a adquirir este livro, para tentar conhecer um pouco melhor o principal responsável pela transformação ocorrida.
Da responsabilidade de Rui Pedro Dias Braz, um jovem jornalista de 32 anos, este livro mostra-nos um pouco da personalidade do treinador do Benfica, através do seu percurso como jogador e treinador e foi publicado antes de o Glorioso se sagrar campeão nacional.
A determinação de Jorge Jesus em afirmar-se, como treinador, no futebol nacional fica bem patente, num percurso de sucesso que, como normalmente sucede, teve de ultrapassar inúmeros escolhos.
De leitura fácil, o livro ajuda-nos a entender melhor os motivos do sucesso de um treinador ambicioso e que respira auto-confiança, coisa rara entre os portugueses.
Na passada semana, um amigo confidenciara-me que Pinto da Costa teria tentado aliciar Jorge Jesus para assinar pelo Futebol Clube do Porto, o que teria sido um duro golpe para os benfiquistas. Dias depois, o jornal desportivo "A Bola" confirmava essa falhada tentativa.
A leitura do livro ajuda a perceber a motivação subjacente a essa iniciativa, que vai muito para além da habitual "malandrice" do presidente do Porto e do seu ódio de estimação ao Benfica...
Começo a acreditar que, com este treinador, o Benfica não só pode renovar o título de campeão no próximo ano, como também fazer uma excelente figura na Liga dos Campeões.
Assim o ajude a sorte e a inspiração divina...

Sem comentários:

Enviar um comentário