quinta-feira, 17 de junho de 2010

PIADA DE BRASILEIRO



Piada de português, no Brasil, é coisa que deve ter uns 500 anos, digo eu.
Agora, que a maioria dos brasileiros parece já ter entendido que nem todos os portugueses têm bigode, que são raras as portuguesas que deixam crescer os pelos das pernas e que nem todos somos padeiros, ou merceeiros, as piadas de português continuam a existir, naturalmente, embora mais sofisticadas.
E eu, como português, até acho graça, confesso, pois uma boa piada é sempre isso mesmo, quer envolva portugueses, espanhóis, franceses, ou brasileiros.
Contrariamente ao que muitos brasileiros podem pensar, não existem muitas piadas de brasileiro em Portugal, nem parecem ter existido, a fazer fé no escasso número de piadas que constam da compilação "Anedotas-contribuição para um estudo" efectuada por A. Machado Guerreiro, em 1986.
Das quatro anedotas sobre brasileiros que constam do livro, não resisto a reproduzir uma delas, que se ouvia em Lisboa, em 1946, numa vingançazinha para com os meus amigos brasileiros.

Num cemitério brasileiro havia este epitáfio:
«Aqui jaz Francisco Alma Boa, que, tendo sabido que havia uma fuga de gás pela qual estavam pessoas em perigo, foi ao local e se quis certificar. Chegou em casa, acendeu um fósforo, e havia mesmo».

Sem comentários:

Enviar um comentário