quarta-feira, 22 de abril de 2009

CABRAL, E NÓS


Neste dia, em que se celebra mais um aniversário da descoberta, oficial, do Brasil, dei comigo a pensar no modo como nós, portugueses, nos relacionamos com os povos dos restantes países de língua oficial portuguesa.
Por um qualquer motivo, ou vários, temos, para com esses povos, um comportamento que varia entre o paternalismo e a sobranceria, raramente nos lembrando que, apesar da língua comum, na terra deles somos estrangeiros.
Do Brasil, por exemplo, que é uma das maiores potências mundiais, os portugueses conhecem as praias, os jogadores de futebol, as telenovelas, as mulatas, naturalmente, sabem que é rico em recursos naturais, e pouco mais. E é pena !
Mas quando conseguem amealhar uns tostões para umas férias, em regra, passadas no nordeste brasileiro, logo tomam a nuvem por Juno, e, regressados a casa, passam a dar opiniões, quando não a sentenciar, sobre o povo, os seus hábitos e até a economia.
Esquecem, em regra, "detalhes", como a dimensão, a diversidade, o caldo de culturas e tradições, que fazem a grandeza desse país, mas isso não os condiciona no "rigor" das suas avaliações.
Não creio que seja necessário dar exemplos, pois estão à vista de todos...
É minha convicção que, ao contrário do que sucedia há algumas décadas, são os portugueses quem tem maior preconceito, relativamente aos brasileiros, talvez pelo substancial aumento da colónia emigrante no nosso país, ainda que, sem nenhum motivo que o justifique, tanto mais que somos um país de emigrantes.
Devo confessar que, ver um Brasil democrático, pujante, melhorando as condições de vida do seu povo, e assumindo importância crescente, na economia mundial, me deixa extremamente satisfeito, pelos brasileiros e por nós, portugueses, a quem se deve, entre muitas outras coisas, a não fragmentação do país, como sucedeu com as ex-colónias espanholas.
E fico a pensar se a melhor forma de honrarmos a herança dos descobrimentos não é estreitarmos o relacionamento com todos os países de língua portuguesa, no estrito respeito pelos seus povos e seus costumes...

1 comentário:

  1. Há muito não lia na Internet, algo tão direto, verdadeiro,descompromissado e livre de preconceitos como esse teu texto.
    Podes acreditar que este é também o desejo de muitos Brasileiros.
    Parabéns, Rui.
    Tácito

    ResponderEliminar