quinta-feira, 23 de abril de 2009

VIOLÊNCIA

A propósito da lesão do futebolista Hulk, no jogo com o Estrela da Amadora, a F.C. Porto-Futebol SAD, emitiu o seguinte comunicado :

23-04-2009 FUTEBOL
Comunicado da F.C. Porto – Futebol, SAD

Na sequência da grave lesão sofrida por Hulk no decorrer da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, vem o Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD alertar para a gravidade dos seguintes factos:
1 – Os árbitros não protegem os jogadores que sofrem em todos jogos inúmeras e sistemáticas faltas violentas. Esta incompreensível complacência, que não é admissível nas provas organizadas pela UEFA e pela FIFA, não só desprestigia o futebol enquanto espectáculo, como também prejudica seriamente os seus melhores executantes;
2 – Esta inaceitável passividade dos árbitros, que encoraja a insistência dos infractores, não tem merecido qualquer sanção por parte dos órgãos disciplinares competentes. A justiça desportiva, de resto, tem-se demitido de actuar em casos idênticos e que já penalizaram, no passado, Anderson por seis meses e Lisandro Lopez por dois, e que agora privaram Hulk de disputar a fase decisiva da época;
3 – A F.C. Porto – Futebol, SAD já tinha protestado de forma veemente, concretamente depois do encontro com o V. Guimarães. A perseguição a Hulk, ainda assim, prosseguiu e atingiu cirurgicamente os seus objectivos.
Porto, 23 de Abril de 2009
O Conselho de Administração da F.C. Porto – Futebol, SAD


Naturalmente que, os dois primeiros pontos do comunicado não podem senão merecer a concordância de todos os desportistas, com a ressalva do, ridículo, recurso à lesão de Andersson, na imagem, que não é jogador do Porto há mais de dois anos.
Mas não deixa de ser interessante que os Clubes, e SAD's, todos, sem excepção, só se lembrem de emitir estes comunicados quando o infortúnio bate à porta de um dos seus jogadores.
Infelizmente, cenas de violência desportiva são o que de mais recorrente existe no nosso futebol, não se compreendendo, nem a passividade das equipas de arbitragem, nem o alheamento das autoridades desportivas.
É urgente que se termine com a actual complacência, para com as faltas violentas, que são cometidas, nos relvados portugueses, por jogadores de todos os clubes, sem excepção.
Mas não posso terminar este "post", sem uma pergunta:
O que quer dizer a Administração da SAD do Porto com o ponto 3 do comunicado ? A "perseguição" a Hulk "atingiu cirurgicamente os seus objectivos" ? Por parte de quem ?
É muito triste que, no nosso futebol, mesmo, quando estão cheios de razão, os nossos dirigentes não consigam explicar os seus motivos sem o recurso à insinuação e à suspeita.
Com estes dirigentes, será que o nosso futebol pode ser diferente ?

Sem comentários:

Enviar um comentário