domingo, 31 de outubro de 2010

O LEGADO DO PRESIDENTE


O Brasil está a votos, para escolher o novo Presidente da República.
Segundo as sondagens, tudo indica que Dilma Vana Rousseff, candidata do PT, venha a ser a primeira mulher presidente do Brasil, já que tem um vantagem da ordem dos 10% sobre José Serra, candidato pelo PSDB.
A confirmar-se a previsão, Dilma bem pode agradecer ao Presidente Lula a sua eleição, já que os seus impressionantes 83% de taxa de aprovação, em fim de mandato, serão determinantes para o resultado final, qualquer que ele seja.
A possível vitória de Dilma é, por isso mesmo e a meu ver, uma vitória de Lula e do seu legado.
Goste-se dele, ou não, Lula, que é, em minha opinião, o melhor Presidente da República, brasileira, de sempre, tem motivos para se orgulhar do seu legado.
Pretender reduzir o sucesso de Lula à continuidade das políticas de Fernando Henrique, como os tucanos gostam de fazer, é demasiado redutor para definir uma presidência que restituiu ao Brasil a credibilidade financeira, que melhorou, de forma muito significativa, a vida de milhões de brasileiros, que geriu, como poucas, uma das maiores crises internacionais de que há memória, e que projectou o país, internacionalmente, como nenhuma outra.
É certo que muita coisa está por fazer, que foram cometidos vários erros, e que este maravilhoso país, que eu adoro, e as suas extraordinárias gentes, têm pela frente muito trabalho, para resolverem os enormes problemas que ainda subsistem.
Mas isso não pode, nem deve, ser utilizado para diminuir o legado desse grande estadista que se dá pelo nome de Luiz Inácio Lula da Silva, que teve, entre muitos outros, também o mérito de demonstrar que não é preciso nenhum curso superior para se poder ser um bom Presidente da República.
Neste momento em que se escolhe o seu sucessor, quero expressar a minha homenagem e admiração pelo presidente Lula, agradecer-lhe o seu interesse por Portugal e tudo o que fez pela intensificação do relacionamento entre os nossos dois países e desejar-lhe as maiores felicidades para o futuro.
Obrigado, Presidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário