quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

TENHAMOS FÉ...

- Bom Dia, siô Manecas, pode ser agora, perguntou o Edson Brasuca, com a jovialidade de sempre.
-Bom Dia, Edson, claro que pode. Senta-te, rapaz, respondeu-lhe o Manecas, apontando para a sua cadeira de barbeiro. Ainda bem que te encontro, pois ando, há dias, para te fazer umas perguntas, a propósito dos jogadores brasileiros que o Benfica comprou.
-Bem, o siô Manecas sabe que eu leio os jornais esportivos daqui, mais como o dinhero não dá pra tv a cabo, não sei muito disso, não.
-Então tu não és flamenguista?
-Sou si siô.
-E o Airton não foi comprado ao Flamengo?
-Foi comprado ao "mengão" si siô.
-E tu não o conheces, nunca o viste jogar, nem uma vez, interrogava o Manecas, deixando transparecer, pelo semblante, uma certa desilusão.
-Para falar a verdade, eu sei quem ele é sim, mas nunca vi ele jogar, a não ser em pequenos resumos que passaram na ESPN-Brasil, quando eu estava de férias. E o siô Manecas sabe como é, num dá pra avaliar jogador por resumo não. Apesar que, se jogou no "mengão", não deve ser mau de bola não.
-É, tens razão, concordou o Manecas, conformado. E os outros ? Ouviste falar dos outros? Do Kardec? Do Éder Luís?
-Desses nunca ouvi falar, não siô. Só sei o que li nos jornais esportivos.
-Mas o Kardec jogou pela selecção brasileira de sub-20, devias conhecer, insistiu o Manecas, já desanimado.
-Sim, siô Manecas, mas o siô sabe como é. A gente, no Brasil, acompanha pouco as outras selecções. O que importa, mesmo, é a selecção principal. É como aqui em Portugal, não é, não?
-É, na verdade, aqui também acontece o mesmo, reconheceu o Manecas, decepcionado com a falta de conhecimento do Edson Brasuca, sobre as novas contratações do Glorioso.
-Sabe sô Manecas, eu até que gosto de futebol, e adoro o meu "mengão", mas não tenho o hábito de torcer por nenhum clube português, não. Mas agora, com mais três brasileiros no time, acho que vou passar a torcer pelo Benfica, mesmo. É o time mais brasileiro de Portugal, depois do Nacional da Madeira, eu acho.
-Ora até que enfim que dizes qualquer coisa de jeito, ó Edson. E fazes muito bem em torcer por nós, que o Glorioso vai ser campeão este ano.
-Isso eu não sei não, mas que vou passar a torcer, eu vou sim.
-Bem, está bom assim, ou queres que corte mais um pouco, perguntou o Manecas, ajeitando o espelho, para que o Edson pudesse ver o cabelo, aparado, na nuca.
-Está perfeito, siô Manecas, beleza.
O Edson Brasuca, levantou-se, pagou o corte, e, preparando-se para sair, disse:
-Desculpe se não fui de maior utilidade, siô Manecas. Mas vou tentar saber, por meus primos, se os caras são bons de bola, mesmo. Depois eu conto pro siô.
-Obrigado Edson, és um excelente rapaz. Sempre simpático e bem disposto. Vou aguardar as tuas notícias.
-Pode deixar, siô Manecas, pode deixar.
E lá se foi, a caminho do Café Central, onde o esperava mais um dia de trabalho.
Já o Manecas, enquanto arrumava os pentes, e o secador, pensava, com os seus botões:
-Bem, se o Jesus os escolheu, é porque devem ser bons. O Edson só não os conhece porque está longe, não acompanha... Deus queira que sejam bons... Tenhamos fé...

Sem comentários:

Enviar um comentário