sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A ORDEM E NÓS...



Manuel Machado foi hospitalizado na sexta-feira devido a uma intervenção cirúrgica, a uma hérnia, aparentemente, mal sucedida.
A avaliar pelo que se conhece, as coisas ter-se-ão complicado, e Manuel Machado tem "prognóstico reservado", sabendo-se que se encontra em coma induzido.
Como é natural, por se tratar de um treinador de um clube que disputa a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a comunicação social tem tentado saber mais pormenores sobre os motivos que levaram Manuel Machado a regressar ao hospital, e ao agravamento do seu estado de saúde.
Surpreendentemente, a Ordem dos Médicos, pela voz do seu bastonário, Dr Pedro Nunes, veio "proibir qualquer médico de dar informações sobre a matéria", alegando que "não se conhecem os contornos".
Convenhamos que, esta posição da Ordem é, no mínimo, estranha, ainda que não seja original...
Que contornos é que não se conhecem ?
Os médicos não sabem o que pode ter corrido mal ?
E se sabem, porque estão proibidos de prestar declarações ?
Terá havido erro médico ?
Se ninguém fala, todas as suposições são legítimas, tanto mais que ainda continua fresco, na memória dos portugueses, o episódio com os doentes internados no Hospital de Santa Maria, com problemas oftalmológicos, que acabaram perdendo a visão porque alguém trocou os medicamentos...
Se é "natural" que a Ordem procure proteger os seus associados, essa protecção deixa de fazer sentido quando estão em causa os interesses dos cidadãos, e o seu direito á informação.
E, a meu ver, a Ordem dos Médicos tem, em primeiro lugar, obrigações para com os cidadãos, que os seus associados estão obrigados a tratar, da melhor maneira possível, o que não exclui, naturalmente, o direito ao erro...
Explicar o que se passou, e está a passar é, salvo melhor opinião, o que melhor serviria os interesses de todos.
Mas será que a Ordem dos Médicos se preocupa com os interesses de todos ?

Sem comentários:

Enviar um comentário