domingo, 13 de dezembro de 2009

PAUL SAMUELSON



Acabo de ser surpreendido pela notícia da morte de Paul Samuelson, divulgada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde este professor, e Prémio Nobel da Economia, em 1970, leccionava desde 1940.
Pelo seu livro, "Economia: Uma Análise Introdutória", estudei e tomei contacto, pela primeira vez, com as explicações matemáticas da oferta, da procura, e da formação dos preços, no velho Instituto Superior de Economia (ISE).
Lembro-me que, naquela época, a única tradução, para português, do livro de Samuelson, de leitura obrigatória, no ISE, era editada pela Fundação Calouste Gulbenkian, com uma inconfundível capa castanha, e que tive de aguardar uns meses para conseguir adquiri-lo, pois a procura excedia, em muito, a oferta.
Outros tempos, em que não havia internet, e a biblioteca era o único recurso para acedermos á leitura de um livro cuja edição se encontrava esgotada.
Claro que havia sempre o recurso ás fotocópias, na cantina, de partes do livro, emprestado por uma "alma generosa", ou dos excertos disponibilizados pela Associação de Estudantes...
Estudado, e respeitado, no mundo inteiro, Samuelson deixou-nos, aos 94 anos, mas o seu legado permanecerá.
Triste com a notícia da sua morte, estou-lhe grato pelos conhecimentos que me proporcionou, e por isso quero prestar-lhe, aqui, esta singela homenagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário