terça-feira, 8 de dezembro de 2009

MEMÓRIAS


O dia 8 de Dezembro será, sempre, uma data especial.
Os católicos, que não é o meu caso, celebram a festa da Imaculada Conceição, da Virgem Maria, instituída pelo Papa Sisto IV, em 1477.
Eu casei-me, há 33 anos, neste mesmo dia, pela igreja, para agradar á família, sendo que o meu sogro, que nunca reconheceria um casamento não religioso, acabou por levar a filha ao altar, e abandonar a cerimónia...
O divórcio não me apagou as recordações desse dia, nem faria sentido que assim fosse.
Muitos dos que me acompanharam, e me eram tão queridos, já não estão entre nós, e nesta data sempre evoco a sua memória...
Recordo o meu pai, as minhas avós, em particular a Rogélia, que nos criou, o meu tio Carlos Alberto, o meu sogro, com quem viria a desenvolver uma sólida amizade, enfim, uma extensa lista de desaparecidos...
Do casamento viria a resultar o tesouro mais precioso, o meu filho, de quem tanto me orgulho, e, por ele, sempre estarei grato, á Ana, sua mãe.
Devo, aliás, confessar que, nunca consegui entender como é que duas pessoas que viveram juntas, unidas, ou não, pelo casamento, se transformam, quando se separam, em verdadeiros inimigos, capazes de fazerem as maiores barbaridades um ao outro...
E muito menos entendo que, quando existem crianças, elas possam servir de joguete entre os pais, ao serviço de uma estratégia para magoar o outro...
Olho para trás e não posso deixar de me sentir satisfeito, porque, apesar do divórcio e dos momentos menos bons que lhe estiveram associados, mantenho com a Ana, e com a sua família, uma relação de amizade, e respeito, que sempre preservarei.
Mas porque falei de pessoas que já faleceram, quero aproveitar para recordar John Lennon, assassinado neste mesmo dia, em 1980, bem como o maestro, e músico, Tom Jobim, um dos expoentes máximos da música brasileira, falecido, neste mesmo dia, em 1994.
Assim é a vida, feita de momentos bons, outros nem tanto, de encontros, desencontros, memórias...
E se é verdade que recordar é viver, o mais importante é o futuro, e esse eu encaro com o maior optimismo !

Sem comentários:

Enviar um comentário