quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

NO CAFÉ CENTRAL

O Manecas Barbeiro aproveitava uma pausa, e tomava um cafezinho, enquanto contava ao Silva, o dono do café, como o Edson Brasuca se conseguira safar do aperto em que o Presidente Sesismundo o queria meter, a propósito do casamento entre homossexuais.
Eis que chega o Nando Farmacêutico, que, ao vê-los rindo, atirou:
-Tanta alegria, Ó Manecas. Pode ser que chores logo á noite. Vais-te ver grego com o AEK!
-Ó Silva, você já viu este finório, que nem vergonha tem? Ontem levou para o tabaco do Hertha e ainda se atreve a falar de bola.
-Tá bem tá, o nosso resultado não contava para nada, o apuramento estava garantido e nós estamos a guardar-nos para o campeonato, justificou o Nando.
-A guardarem-se para quê? Para ver se vão á UEFA?
Também o nosso resultado não conta, esclareceu o Manecas, até vamos jogar com as reservas. Aliás, o Jesus já disse que prefere ganhar ao Porto, e perder este jogo.
O Silva, apesar de nunca deixar perceber a sua simpatia clubística, não se conteve:
-Pois é, por essas e por outras é que vamos perdendo pontos na UEFA, e qualquer dia até o campeão nacional vai ter que disputar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões...
-Nisso tens razão, ó Silva, mas tens que compreender que a prioridade é o campeonato, e com a qualificação resolvida, há que poupar jogadores, tentou justificar o Nando.
-Eu não entendo nada, ó Nando, e a mim tanto se me dá, como se me deu, mas o que eu vejo é que, lá fora, as equipas jogam dois dias por semana, e ninguém vem com essa conversa da poupança. Mas enfim...
-Mas não é por pouparem jogadores que os lagartos perdem. Jogue com jogar, eles perdem na mesma, provocou o Manecas.
-Não te ponhas a pau não, e levas hoje e no domingo, replicou o Nando.
-Eu sei que é o que tu querias, vocês estão feitos com os murcons, é o que é, mas eu já te avisei, não te ponhas a pau não, e ainda acabas a lutar para não descer, atirou o Manecas, corrosivo.
-Murcons? Isso é forma de tratar o grande Futebol Clube do Porto, carago, reagiu o Monas Picheleiro, que acabara de entrar.
-Já só cá faltavas tu, ó Monas. Não me bastava o Nando...
-Ó Monas, hoje os lampiões vão ver-se gregos...
-Podes ter a certeza, ó Nando. É a preparação para domingo, provocou o Monas, com um largo sorriso.
-Riam, riam, que quem ri no fim ri melhor. Ó Silva, quero pagar, que tenho que fazer, e não me apetece aturar estas melgas. E já agora, paga também o café deles, que o vencedor é generoso, disse o Manecas, tomando ares de superioridade, pelo seu gesto.
Fiquem com Deus, até logo. Não se esqueçam de assistir ao nosso jogo, para ver se aprendem qualquer coisa...
E lá se foi, sem conseguir esconder o nervoso miudinho que o invadia, como sempre acontecia nos dias em que jogava o seu Glorioso...

Sem comentários:

Enviar um comentário