quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL

Era a véspera de Natal, e todos afluíam ao Café Central, para tomarem a sua bica, e comprarem os últimos doces para a consoada.
Estava cheio o Central, e havia no ar um delicioso aroma, que facilitava a boa disposição, já de si melhorada pelo espírito natalício.
Ali estavam, o Padre Manuel, o Dr Sesismundo, o Manecas Barbeiro, o Nando Farmacêutico, o Monas Picheleiro, o Edson Brasuca, para satisfação do Silva, não só porque era bom para o negócio, mas porque era homem de paz e concórdia, e gostava de ver os seus amigos em amena cavaqueira, no melhor espírito natalício.
O tema era, naturalmente, a consoada, e a chegada de parentes, para celebrarem aquela que é a grande festa da família.
-Bem, amigos, como é Natal, e eu não quero ferir o espírito da quadra, não vou falar do Glorioso, embora isso fosse bom para o negócio do Nando, que nunca vendeu tantas aspirinas, e remédios para a azia, como este ano, disse o Manecas, quando já estava de saída.
-O senhor presidente já viu isto? Estas lampiões não têm emenda, atirou, logo, o Nando, dirigindo-se ao Sesismundo. Eu já lhe disse para ter calma, que o campeonato ainda não acabou, mas não há nada a fazer.
Já o Monas Picheleiro, portista de gema, contrariamente a outras épocas, permaneceu calado, como se não tivesse ouvido a provocação do Manecas.
Mas o Edson Brasuca, sorridente, como era de costume, teve reacção imediata:
-Xii Sô Manecas, vc é dimais mêmo! Nem no dia de Natal dá uma folga aos amigo, não!
Foi a risada geral.
-Tá certo, Edson, tens razão, retiro o que disse. E antes de ir, quero deixar a todos um forte abraço de amizade e desejar que tenham um Feliz, e Santo Natal. Encontramo-nos logo á noite, na missa do galo.
E lá se foi, não sem, antes, abraçar, um por um, todos os seus amigos, e lhes entregar, de presente, um emblema do seu Glorioso, que mandara comprar para a ocasião.
Ainda teve tempo de ouvir o Padre Manuel:
-Feliz, e Santo Natal, meu filho. Que o Senhor te acompanhe!

Sem comentários:

Enviar um comentário