quarta-feira, 17 de março de 2010

VELHO ? SORRIA !




Ao ler o jornal i de hoje concluí que, para a maioria dos portugueses, deixei de ser jovem aos 29 anos e desde os 51 que passei à categoria de velho, segundo um estudo divulgado pela universidade de Kent, no Reino Unido.
Confesso que integrar a terceira idade a partir dos 51 nunca me tinha passado pela cabeça, tanto mais que me parece evidente que, nos países desenvolvidos, os velhos de hoje são cada vez mais novos.
Admitia eu, embora erradamente, que a velhice tivesse início aos 60 anos, idade a partir da qual o jornal local, em caso de atropelamento, deixa de mencionar o nome do sujeito para passar a referir-se a mais um sexagenário.
Mas fiquei também a saber que, aos 56 anos sou "quase velho" no Reino Unido, mas se vivesse em Chipre teria sido jovem até aos 45, o que me colocaria em plena "meia-idade".
Voltei a ler o artigo, com mais cuidado, e respirei de alívio. Afinal não se trata de nenhuma conclusão científica, mas apenas da opinião dos povos da Europa quanto ao momento em que se inicia cada uma das diferentes fases da vida. Ah grandes cipriotas !
Segundo os nossos, cá no burgo envelhecemos mais depressa, o que nem é de espantar num país que ri pouco e onde as pessoas se levam demasiado a sério.
A minha avó Rogélia, que dizia que velhos são os trapos, viveu até aos 90 anos, riu e mangou até ao fim da vida, sempre com um espírito mais jovem do que muitos jovens que eu conheço.
Por isso vou continuar a procurar atrasar a chegada da velhice e a rir, rir muito, procurando melhorar a capacidade para me rir de mim próprio e contrariar as conclusões da maioria.
A maioria nem sempre tem razão...

Sem comentários:

Enviar um comentário