segunda-feira, 22 de março de 2010

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

-Boa tarde Manele!
-Boa tarde compadre Zé.
-Temos más um dia bonito. Já vai começando a fazer calôre...
-É verdade, é para compensar o frio e a chuva que tivemos. Já merecemos algum descanso.
-Atã venha de lá um medronho, que é o que me está apetecendo.
Carlos, o dono da drogaria, setubalense e conhecido portista, acabara de entrar na Tasca.
-Podem serr dois ó Manel, que eu também bebo.
-Olha-m'este salmonete de uma magana. Ontem andava fugido...
-Fui cedo parra a cama...
-Deve ter sido da azia...
-Prronto! Já começa a converrsa!
-Conversa? Qual conversa, qual nada! Foi uma trepa e das valentes, foi o que foi! Levarã três e podiam ter sido más...
-Prronto compadrre, já chega. Não bata mais no ceguinho!
-És fraquinho, salmonete. Podias ter escolhido outro clube. Um que nã tivesse nenhum erre no nome. Assim sempre podias dizer o nome do clube dirêto. Como Benfica, por exemplo.
-Sou do Porrto e com muito orrgulho. E quanto a eu carregarr nos erres, o compadrre também não diz as palavrras completas. Parra vossemecê não há ditongos...
-Dêxa que eu cá me entendo. Antes isso que carregar nos erres e ser do Porto...
O Manuel, vendo que azedava a conversa, intrometeu-se:
-Vocês sabem que hoje é Dia Mundial da Água?
-Não sabia não, respondeu o Carlos.
-Pois é sim e é bom que tenhamos cuidado com ela. Tratamos a água como se fosse inesgotável, mas a verdade é que não é. E devemos evitar o desperdício, que qualquer dia corremos o risco de não a termos em quantidade suficiente...
-Ah é hoje? Pensê que tivesse sido ontem, observou o compadre Zé.
-Ontem? Porquê ontem? admirou-se o Manuel.
-É que o Porto metê tanta água ontem que se calhare o Dia Mundial da Água é a 22 de Março em todo o mundo, menos no Porto, que é a 21, zombou o compadre Zé, enquanto piscava o olho ao Manuel...

Sem comentários:

Enviar um comentário