segunda-feira, 29 de junho de 2009

QUEM AMA CUIDA...


A expressão em título é uma das mais maravilhosas que conheço !
Deparei-me com ela um dia, faz alguns anos, num "outdoor", ao desembarcar no Rio de Janeiro.
Os mais redutores, farão a ligação dessa expressão como um relacionamento amoroso mais íntimo, mas eu, confesso, prefiro atribuir-lhe um significado mais abrangente.
Embora nós, portugueses, tenhamos algum pudor na utilização da palavra, a verdade é que amamos os nossos amigos, a nossa família e, é claro, quando acontece, "alguém em especial".
São tudo formas diferentes de amar, mas nem por isso a palavra adequada, para descrever esse sentimento, deixa de ser Amor.
Por mais estranho que possa parecer, esta tema tem tudo a ver com o Benfica, no meu caso, é claro, porquanto se trata, afinal, de um dos amores da minha vida.
Um amor diferente, é verdade, por mais abstracto, mas nem por isso um amor menor, bem pelo contrário, até porque não existem, a meu ver, amores menores...
E é porque eu também concordo que "quem ama cuida", que não consigo ficar indiferente aos problemas do Benfica, o Clube do meu coração, de quem nunca recebi um cêntimo que fosse, enquanto fui vice-presidente, a quem tudo dou, sem nunca querer nada em troca !
Afinal, o amor é isso mesmo, e eu Amo o Benfica !
O amor, ao contrário da paixão, é racional, mais estruturado, e menos volúvel, pelo que não nos impede de avaliar as diferentes situações, e acontecimentos, numa perspectiva crítica, com o objectivo de nos tornarmos melhores, e mais fortes, no futuro.
E é por isso que discordo dos que, ainda no estado "puro" de paixão, aceitam, de forma acrítica, os comportamentos dos dirigentes do Clube, sejam eles quais forem, numa perspectiva quase "religiosa" do termo, como se quem o dirige não fossem homens, com todas as suas qualidades e defeitos...
Assim como discordo dos que, numa atitude calculista, são apoiantes, de circunstância, de dirigentes de quem discordam, aguardando pela melhor oportunidade para os substituírem...
Eu, que sou agnóstico, acredito nos Homens, como eles são, com as suas virtudes e os seus defeitos, mas, porque não são "divindades", entendo que devem estar sujeitos á crítica, sobretudo quando servem causas públicas.
Até porque, afinal, exercem os seus cargos por opção, para realização do seu "ego"...
Quem quer o mediatismo de ser dirigente do Benfica, tem que se saber sujeitar á crítica e aceitar as diferenças de opinião, sobretudo quando são expressas de forma séria, honesta e educada !
Se não tiverem essa capacidade, não estão á altura do exercício do cargo !
E nem preciso dizer, face ao que precede, o que penso sobre o comportamento do actual presidente do Clube, e de muitos que o acompanham...
Mas quero deixar bem claro que, é porque eu acredito que "quem ama cuida" que não fico, nem ficarei, nunca, á margem dos problemas que afectam o Benfica !
Eu lutei contra a gestão de Vale e Azevedo, por convicção, e, infelizmente, não me enganei !
Mas éramos tão poucos...
Lamento dizê-lo mas, não são muito diferentes os motivos que agora me levam a discordar da gestão de Vieira, dos quais destaco, o desrespeito pelo Clube, seus associados e simpatizantes...
O meu Benfica é um clube democrático e pluralista, ou seja, tudo aquilo a que não temos assistido nos últimos anos...
E é por isso que eu não posso aceitar o comportamento, autista, do actual presidente !
E muito menos o populismo, demagógico, expresso no seu discurso...
Apoio, e votarei, Bruno de Carvalho, e a Lista B, mas quero deixar bem claro que, se perdermos, continuarei a bater-me por uma alternativa á gestão, de Vieira, e o que ela personifica !
E fá-lo-ei por convicção, e por Amor !
O Meu Benfica merece !
Afinal, "quem ama cuida"...!

Sem comentários:

Enviar um comentário