sexta-feira, 12 de junho de 2009

ET PLURIBUS UNUM



Que me perdoem os meus amigos e aqueles que, comigo, partilham a paixão de ser do Benfica se, aquilo que a seguir vos escrevo, fere, de algum modo, a vossa sensibilidade, mas existem momentos da nossa vida em que, como dizia a minha avó, "mais vale perder um amigo do que uma boa oportunidade".
E é por isso que, na minha qualidade de benfiquista, apesar de poder jurar que Manuel Vilarinho não estava a pensar em mim para o lote dos 10, ou 20, que referiu, e de ex-vice presidente de uma direcção, entendi que me incumbia a responsabilidade de escrever este texto.
Segundo um amigo meu, não ganho nada com isto, a não ser inimizades, ainda que sejam poucos a ler este blogue, sobretudo quando tomei a decisão de não ser candidato, a nada, no próximo acto eleitoral.
Apesar de reconhecer a bondade da crítica, entendo que um sócio com a minha antiguidade, relembro que sou o sócio 5.964, não pode, nem deve, alhear-se do processo eleitoral, num momento que, salvo melhor opinião, considero crucial para a vida do Clube.

Explicado o que me move, proponho que me acompanhem nesta curta análise, ao que tem sido a vida do Benfica, ás eleições e ao comportamento dos sócios.

Comecemos pelo Benfica, clube centenário, com uma história gloriosa, mas que, como é natural, não está imune a algumas crises, como a que está a atravessar. Afinal, e para citar um outro amigo meu, "a vida é uma nora", e aos momentos de crise seguir-se-ão momentos de sucesso, pois, como diz o povo, "não há mal que sempre dure, nem bem que se não acabe".
Mas será bom que a crise não se prolongue, para além do aceitável...
Desde que o actual presidente da direcção assumiu funções no Clube, e já lá vão 8 anos, o Benfica gastou fortunas em jogadores, os sócios ouviram promessas que vão desde uma "equipa maravilha" até um "Benfica Europeu", mas as prestações desportivas estão muito aquém do que seria de esperar, face aos "investimentos" realizados.
Já aqui escrevi, e repito, que gostaria de saber quanto é que o Benfica pagou em indemnizações aos treinadores, desde que Luís Filipe Vieira chegou ao clube, assim como seria interessante termos a "contabilidade" relativa aos jogadores que chegaram, e partiram, nestes 8 anos.
Mas isso não me impede de lhe reconhecer o mérito de ser um bom negociante, essencial para a renegociação das dívidas existentes, de ter conseguido mobilizar os meios financeiro necessários para a construção do novo estádio, que a todos nos orgulha, e de ser particularmente intuitivo.
Só que não me esqueço que, Luís Filipe Vieira, que conheço há muito tempo, e a quem dei o benefício da dúvida, até ao limite do razoável, optou por não deixar de ser sócio do FCPorto, depois de ser eleito presidente do Clube, negociou com Vale e Azevedo, que só agora critica, jogadores de "passagem" para o FCPorto, e fez negócios com o Alverca, em nome do Benfica, de retorno muito duvidoso.
E não esqueço, também, que a construção do estádio não foi sujeita a concurso público, como deveria, como o não foi, também, o centro de estágio, apesar da dimensão das obras e das verbas envolvidas.
Também não ignoro, nem aceito, o modo arrogante como se dirige a quem dele discorda, a sua incapacidade para assumir a liderança pela reformulação do futebol português, a sua populista forma de tratar matérias importantes, que não quer aprofundar, ou a inaceitável, por deliberada, tentativa de identificação entre o Benfica e a sua pessoa.
Nem esqueço, não aceito, e não gosto, do papel de "calimero" que, sistematicamente, gosta de representar, ou o seu frequente recurso a "questões de saúde" para justificar o injustificável.
Mas é imperdoável, que Luís Filipe Vieira tenha optado por recuperar o "estilo" de João Vale e Azevedo, do "quem não é por mim é contra mim", imitando-lhe a demagogia e o insulto, gratuito, contra todos os benfiquistas que dele ousam discordar !
E não deixa de ser curioso que, tal como Vale e Azevedo, os seus "homens de confiança", sejam sócios, ou simpatizantes, do nosso principal rival, o Sporting, e é com eles que, ao arrepio dos estatutos, gere o Clube, e as sociedades participadas.
Tudo isto em nome de uma suposta profissionalização, que, na verdade, mais não tem sido do que uma forma de remunerar, principescamente, quem já deu provas de não ser capaz, ou não merecer, servir o Benfica, e as sociedades do seu universo.
E entristece-me que, tal como sucedeu com Vale e Azevedo, os sócios do Benfica continuem a assistir a tudo isto, passivamente, sem obrigarem os seus eleitos a explicarem a bondade dessas decisões, no local próprio, que é a Assembleia Geral.
Como vão longe os tempos em que os sócios do meu Benfica participavam na vida do clube, exigiam explicações aos seus dirigentes, e se rebelavam perante o insucesso desportivo...
E para quem tenha dúvidas do que afirmo, quero relembrar que, Manuel Vilarinho, em declarações que considero indignas de um presidente da mesa da assembleia geral, veio afirmar que "prefere trabalhar com sportinguistas" e que está "farto dos benfiquistas" !
Para quem foi distinguido com a "Águia de Ouro", convenhamos que não são aceitáveis este tipo de afirmações, as quais, a meu ver, exigem um pedido de desculpas, públicas, por parte do próprio.
Só que, quando dirigentes, e funcionários, se atreveram a chamar "papagaio", a um presidente do conselho fiscal, e a um presidente da mesa da assembleia geral, tendo sido o actual presidente da direcção o primeiro a dar o "exemplo", pouco, ou nada, poderemos esperar, apesar de os estatutos do Clube serem claros, quanto ao modo de tratar comportamentos deste tipo.
Os exemplos de falta de respeito, e de educação, são intermináveis, e de todos conhecidos, pelo que me limito a dizer que, o Benfica, com o devido respeito por todos os que de mim discordam, está, neste momento, a viver uma crise muito semelhante à que atravessou com Vale e Azevedo, com a diferença de que agora já pouco resta para vender...
Ou melhor, ainda resta a Benfica Estádio, que será " a cereja em cima do bolo", na liquidação do património do Benfica, mas essa alienação, que está "prontinha", só se concretizará se os benfiquistas, todos os que amam o Clube, e não os 10, ou 20 que Manuel Vilarinho reconhece, não perceberem que, o principal objectivo de Luís Filipe Vieira sempre foi o de "engordar" a SAD, de que é accionista, em detrimento do Clube. E, para isso, tem contado com a colaboração de outros dirigentes.
Ao debilitarem o Benfica, o clube de que são Águias de Ouro, faltam ao respeito ao seu historial, a todos os que, dedicada, e desinteressadamente, o serviram, e aos seus sócios e simpatizantes, não deixando de ser curioso que, agora, tal como com Vale e Azevedo, nada se faça, para dar a conhecer, aos sócios, atempadamente, os contornos das operações de alienação do património. Antes se evita discutir o assunto, para depois, com pouca discussão e "de uma penada", se fazer aprovar essas propostas.
Mas será bom que os sócios não se excedam nas críticas, ou terão a polícia a invadir a Assembleia Geral do Clube, outra triste coincidência com a prática iniciada por Vale e Azevedo.
E antes de passar ao tema seguinte, quero deixar, a todos os benfiquistas, duas perguntas:
Neste nosso Clube, centenário, desde quando é que o máximo galardão possível, a Águia de Ouro, passou a ser entregue a dirigentes, em exercício de funções ?
E será que consideram este comportamento normal, e razoável ?

Passo ao tema das próximas eleições, que muito me preocupa.

Sem perder mais tempo com o comportamento, que não considero digno de verdadeiros benfiquistas, e eu sei que muitos deles o são, (mas é melhor certificarem-se junto do Dr Vilarinho) dos órgãos sociais, ao decidirem, apresentar a demissão em bloco.
O que me preocupa é que, estes dirigentes, do Clube, e da SAD, que já deram provas de que não são capazes de reconduzir o Benfica a um nível compatível com o seu historial e que não demonstraram o mínimo respeito pelos sócios, estão mais preocupados em perpetuar-se no cargo do que em promover o diálogo, com os que deles discordam.
E isso, não tenho dúvida, não serve os interesses do Sport Lisboa e Benfica.
Daí a importância das próximas eleições, porquanto, a ter sucesso a estratégia de Luís Filipe Vieira, o Clube perderá, a curtíssimo prazo, um dos seus principais activos, a Benfica Estádio, em benefício da SAD para o futebol, ficando sem condições para acompanhar qualquer futuro aumento de capital. O que seria, a meu ver, extremamente grave !
Existem diversas soluções que permitem compatibilizar os interesses da SAD, e dos seus accionistas, com os do Benfica, e dos seus associados. Mas nunca vi, da parte deste presidente, e dos que o acompanham, qualquer vontade de analisar soluções alternativas, muito menos, de as aprofundar, antes recorrendo a argumentos, totalmente, injustificáveis, para prosseguir a sua estratégia.
Mas estas eleições são, também, extremamente importantes, porque se torna necessário que os benfiquistas voltem a ter um papel activo na vida do Clube !
Tenho para mim que, o maior aliciante da gestão de um clube como o Benfica é a necessidade, permanente, de conciliar a racionalidade económica com a paixão clubística, sendo certo que, o sucesso económico, e financeiro, passa por uma gestão desportiva de excelência.
Mas, neste domínio, a incapacidade dos actuais dirigentes, e do seu presidente da direcção, está mais do que comprovada.
E é por isso que entendo ser dever de todos os benfiquistas, que não se revêem na actual gestão, esquecerem divergências e encontrarem formas de entendimento, para construírem uma alternativa que apresente um projecto sólido, valorize a opinião de todos, e seja capaz de unir vontades, no respeito pela diversidade.
Nenhum benfiquista, por mais ilustre que seja, pode estar acima do Benfica, o qual, todos os sócios estão obrigados a respeitar e defender, de forma intransigente, ainda que no respeito por todos os seus rivais !
É por isso que eu não entendo, confesso, como é que um benfiquista pode ser sócio de clubes rivais, mas, ainda que o seja, como é o caso de Luís Filipe Vieira, como é que, ao ser eleito presidente do Sport Lisboa e Benfica, não abdica, de imediato, das outras filiações.
E se o próprio, por motivos do seu foro íntimo, preferiu não seguir essa via, cabe aos sócios do Benfica julgar, em Assembleia Eleitoral, a bondade desse comportamento.
Mas ser benfiquista é, também, honrar a história do Clube, pelo que me interrogo como é que estes dirigentes conseguem dormir tranquilos, quando as nossas taças, documentos e fotografias, símbolos das nossas conquistas e da nossa história, estão encaixotadas na cave do estádio, ou dispersas sabe-se lá por onde.
Quem trata a história do Benfica com o desrespeito que estes dirigentes demonstraram, não merece continuar !
É nas mãos dos sócios, felizmente, que reside o poder para acabar com estas, e outras, situações, e acredito que, tal como no passado, não deixarão de saber dar a resposta adequada.
Por último, quero dirigir-me a todos, não apenas aos que são sócios do Benfica, porque o meu conceito do que é ser benfiquista é bem mais abrangente do que o de Manuel Vilarinho.
E permitam-me que comece por evocar o artigo 13º dos estatutos, que começa assim:
1. São deveres dos sócios:
a) Honrar a sua qualidade de sócios do Clube e defender intransigentemente o prestígio e a dignidade do S.L.B., dentro das normas da educação cívica e do desporto;
(...)
Pelo que me tenho interrogado, diversas vezes, se aquilo que eu oiço, e vejo escrito, por benfiquistas, referindo-se a outros benfiquistas, é compatível com o comportamento, mínimo, exigível aos sócios do Clube.
E será que é digno, de um verdadeiro benfiquista, utilizar o insulto, a insinuação, ou linguagem menos própria, para com outros benfiquistas, os quais, na grande maioria dos casos, nem sequer conhecem ?
Pode, um benfiquista, fazer acusações a outro, na base do "ouvi dizer", ou do "parece que", ainda que esse tipo de procedimento esteja, infelizmente, radicado na sociedade portuguesa ?
Que me desculpem todos os que, comigo, partilham essa enorme paixão que é ser do Benfica, e de mim discordam, mas a minha resposta a estas perguntas é, Não !
É tempo de compreendermos que é preciso alterar essa prática, que a ninguém honra, e promovermos o debate, e a troca de opiniões, que a todos enriquece.
Uma das principais riquezas do Benfica reside na sua pluralidade, e quem tentar impedir, ou minimizar, as opiniões alheias, não está a prestar um bom serviço ao Clube.
A discordância é legítima, e saudável, mas deve processar-se no respeito de todos, e com linguagem que tenha em consideração que somos todos benfiquistas, e ninguém é dono da verdade, ou tem soluções, mágicas, para fazer voltar o Benfica aos tempos de glória, que todos desejamos.
Mesmo no tempo da ditadura, o Benfica foi sempre um clube democrático, existindo, até, grupos organizados, mas nem por isso menos respeitados, e a discussão das diferentes ideias e pontos de vista, sempre foram esgrimidas com vigor, a bem do interesse do Clube.
E não me recordo de alguém ter sido acusado, e muito menos vexado, publicamente, por delito de opinião...
É dever de todos os benfiquistas, em particular, do seus associados, respeitar os estatutos do Clube e condenar, de forma enérgica quem o não faz, sejam eles dirigentes, sócios, ou apenas simpatizantes.
Mas também é dever dos benfiquistas, fazerem tudo o que está ao seu alcance para afastarem, no respeito pelos estatutos, sem insultos ou ataques pessoais, os dirigentes que não se mostrem dignos de honrar a história do Clube.
Por isso me preocupa a possibilidade de surgirem várias listas, concorrentes ao próximo acto eleitoral.
É dever dos benfiquistas, que não concordam com a acção desenvolvida pelo actual presidente, e seus pares, fazerem tudo o que estiver ao seu alcance para encontrarem uma alternativa, e isso não passa, seguramente, pela apresentação de várias listas.
Quero acreditar que, a razão e o bom senso acabarão por prevalecer, ainda que não seja tão ingénuo a ponto de não saber que, muitas vezes, isso acaba por acontecer tarde demais....
E é na tentativa de evitar que isso aconteça que quero apelar, a todos os que não se revêem na recandidatura do actual presidente, para que se unam, e encontrem uma alternativa com probabilidade de sucesso !
Ao contrário da opinião de muitos, não me preocupo nada se, de entre os motivos que levam alguns benfiquistas a candidatarem-se aos órgãos sociais, seja qual for o cargo, existirem motivações de natureza pessoal, com sejam a obtenção de reconhecimento social ou maior visibilidade pública, porque, afinal, todos temos um "ego" para satisfazer, e cada um de nós satisfaz o seu de modo diferente. O importante é que estejam dispostos a servir o Benfica, de forma desinteressada, e empenhados em trabalhar para o seu engrandecimento.
O que é, a meu ver, inaceitável, é que a realização do "ego" se faça pela via do nepotismo, da arrogância, do insulto e da intolerância. Nesse caso, estarei, sempre, do outro lado da barricada, mesmo quando se trate de benfiquistas, como eu.
E é por isso que, considero essencial que se construa uma alternativa, sólida, credível, e única, á actual gestão, e a quem a personifica.
O Sport Lisboa e Benfica, e os que a ele se orgulham de pertencer, não perdoarão que os "egos" de cada um, por mais fortes que sejam, sobreponham o essencial ao assessório...

1 comentário:

  1. "Como vão longe os tempos em que os sócios do meu Benfica participavam na vida do clube, exigiam explicações aos seus dirigentes, e se rebelavam perante o insucesso desportivo...
    E para quem tenha dúvidas do que afirmo, quero relembrar que, Manuel Vilarinho, em declarações que considero indignas de um presidente da mesa da assembleia geral, veio afirmar que "prefere trabalhar com sportinguistas" e que está "farto dos benfiquistas" !
    Para quem foi distinguido com a "Águia de Ouro", "


    Caro Rui:

    É com grande mágoa e algum sentido de responsabilidade que estamos a assitir a tudo isto...
    A tudo isto eu chamo "oportunismo" e populismo.

    Oportunismo porque já não tenho dúvidas que o nosso Benfica funcionou como rampa de lançamento de uma visão empresarial de LFV.
    Mas com um senão:
    Os lucros só tem sido sentidos pela conta bancária de LFV,não digo que tenha sido de forma directa mas,de forma indirecta já não tenha qualquer dúvida......
    Populismo também tem havido ...é mudar de treinador cada época e renovar o plantel com seis ,sete, oito novos jogadores e dizer que para o ano é que é!

    E já está!A receita a funcionar durante um ano; mais um ano e outro ano e..... já lá vão oito anos de VIEIRIMO.

    Como eu te compreendo!

    Sobre as afirmações de VILARINHO, nem quero fazer qualquer comentário.....já estava em fase inimputável, já passava das nove da manhã!

    Não é que ele vai concorrer na lista do VIEIRA!
    Os benfiquistas que votarem em VIEIRA tem aquilo que merecem!

    Um abraço caro RUI.

    Sócio 14606
    JOÃO A: PARADA

    ResponderEliminar