segunda-feira, 8 de junho de 2009

INDIFERENÇA ?


O prestigiado jornal francês "Le Monde", publica, hoje, um editorial sob o título, "Indifférence ?", que merece uma leitura atenta. (http://www.lemonde.fr/opinions/article/2009/06/08/indifference_1203896_3232.html)
Analisando os resultados das eleições para o parlamento europeu, ressalta, como não podia deixar de ser, a elevadíssima abstenção, cerca de 60%, dos 388 milhões de eleitores, e parte para a análise dos motivos, possíveis, para este comportamento.
Mas a passagem que quero realçar, como português, tem a ver com o modo como, nesse editorial, Durão Barroso é "classificado":
"(...) desprovido de carisma político e de qualquer imaginação económica.(...)".
Não podia ser mais arrasador !
Defender a permanência de Durão Barroso, apenas porque se trata de um compatriota, é coisa que me recuso a fazer, porque lhe sobreponho a importância do desenvolvimento do projecto europeu. Além de que, enquanto Presidente da Comissão, não lhe incumbe favorecer este, ou aquele País...
Mas não resisti, a colocar-me a seguinte questão:
Após a sua actuação, enquanto Primeiro Ministro de Portugal, alguém esperaria um comportamento diferente, como Presidente da Comissão Europeia ?
Eu, infelizmente, não !

Sem comentários:

Enviar um comentário