sábado, 27 de junho de 2009

UM COMENTÁRIO

Quem me conhece sabe que sou de fortes convicções e defendo os meus pontos de vista, de forma veemente, mas tenho um profundo respeito por todas as opiniões, desde que expressas de forma sincera, educada e honesta.
Mão amiga fez-me chegar, via Internet, uma cópia do artigo escrito pelo meu amigo João Carvalho, num jornal que não consigo identificar, intitulado "Vieira - A vitória de Pirro".
Bem escrito, como sempre, o João alia essas enormes qualidades de ser um homem culto e escrever bem, o artigo aborda a forma, pouco digna, como Vieira antecipou as eleições, dá como garantida a sua vitória, refere a candidatura de Bruno de Carvalho e termina lamentando o peso dos simpatizantes sportinguistas na estrutura do Clube.
Devo dizer que, em vários aspectos, concordo com a análise de João Carvalho e até entendo a sua benevolência para com Luís Nazaré e Fernando Seara, benfiquistas que conheço, e respeito, mas cujo alinhamento com Vieira ultrapassa a minha capacidade de compreensão...
Mas o motivo deste meu comentário tem a ver com o modo como o João se refere á candidatura de Bruno de Carvalho, de quem sou apoiante.
O João e eu sabemos, as conversas que tivemos a propósito das eleições do Benfica e estou certo de que me perdoará que lhe diga que considero de muito mau gosto a tentativa de desvalorização da candidatura de Bruno de Carvalho. Não lhe fica bem, e o Bruno não merece !
Conheço, e respeito, a opinião do João, relativamente ao "Movimento Benfica Vencer Vencer", embora, ao contrário dele, entenda que se trata de uma plataforma que aglutina benfiquistas com visões absolutamente diferentes sobre o que deve ser o Benfica do século XXI e que encontram na oposição a Vieira, mais do que num projecto sólido e sustentado, o seu principal pólo aglutinador.
Aliás, e por amor á verdade, que o João bem conhece, devo dizer que, se não existiram conversações entre o Bruno e os responsáveis do Movimento, essa responsabilidade não cabe ao Bruno, bem pelo contrário, e o que se passou em nada dignifica quem tem a pretensão de liderar um projecto aglutinador...
O João refere, no seu artigo, a possível candidatura de José Eduardo Moniz, que considera como potencial ganhadora, e eu concordo, dizendo não compreender o seu recuo na hora H, e referindo que talvez ainda estejam por conhecer, em toda a sua extensão, os motivos da sua desistência.
A este propósito quero dizer, e estou certo de que o João não me levará a mal, que o que me surpreenderia era a aceitação de Moniz, nos termos em que a questão foi colocada.
Sem querer entrar em pormenores, devo dizer que estava ao corrente, desde cedo, dos contactos com José Eduardo Moniz, no sentido da sua candidatura, por iniciativa de dois amigos dele, que nada tinham que ver com o Movimento.
A iniciativa de convidar Moniz para ser o candidato do Movimento, protagonizada por José Veiga, estava, a meu ver, condenada á partida, porquanto, seria impensável que Moniz pudesse aceitar candidatar-se com um programa que não seria o seu, e "colado" a uma plataforma que, embora ampla, está longe de ser consensual, porquanto cimentada na oposição a Vieira, mais do que em projectos alternativos, concretos, para o Benfica do futuro.
Acredito que José Eduardo Moniz será um futuro candidato á presidência do Benfica, mas sê-lo-á com um projecto próprio e com uma equipa por si escolhida.
Mas, até lá, o Benfica vai ter eleições e o Bruno de Carvalho é o candidato da oposição a Vieira.
Mas é mais do que isso !
É benfiquista, jovem, sério, culto, educado, com boa formação pessoal e profissional e possuidor de um "curriculum" invejável para a sua idade.
É ambicioso, e isso é bom, porque tenho a convicção de que a sua ambição é saudável, e sei do seu profundo desejo de recolocar o Benfica no lugar que lhe pertence, no panorama desportivo nacional.
A sua juventude poderá levá-lo a cometer erros, mas, será bom reconhecermos que, nem por serem mais velhos, os mais recentes presidentes do Clube deixaram de fazer asneiras, e algumas bem grossas, e o futuro do Benfica passa, afinal, pelo aparecimento de gente nova.
E é por isso que eu não consigo entender a posição do Movimento, nem posso concordar com o meu amigo João Carvalho, relativamente á candidatura do Bruno.
Sejamos claros : Bruno de Carvalho é a oposição, nestas eleições, a Luís Filipe Vieira, e ninguém pode, ou deve, arrogar-se de superioridade moral para denegrir, ou diminuir, a sua candidatura.
Por mais conhecidas, e reconhecidas, que sejam as pessoas que integram o "Movimento Benfica Vencer Vencer", a verdade é que não foram capazes de apresentar uma alternativa eleitoral, apesar de, como o João refere no seu artigo, e eu confirmo, haver pessoas que, como ele, já haviam antecipado o cenário de eleições antecipadas, no qual eu, confesso, nunca acreditei.
Mas dizerem, como diz o João no seu artigo, que a candidatura do Bruno é ideal para Vieira, porque "até simula que esta é a lista da oposição", não só não é correcto, como desrespeita todos os que, como eu, apoiam a candidatura.
Oposição é, por definição, opor-se, estar contra, e o Bruno, e os que o acompanham, opõem-se e estão contra o modo como o Benfica tem sido gerido. E eu, que sou seu apoiante, não reconheço a quem quer que seja o direito de se considerar mais benfiquista do que eu, incluindo os meus amigos, que muito estimo e prezo.
Com o devido respeito pelo João e por todos o que integram o Movimento, não existem benfiquistas de primeira e de segunda, assim como não existem opositores de primeira e de segunda.
Não sei qual será a posição do Movimento em matéria de voto, no próximo acto eleitoral, mas não me surpreenderá se optarem por não recomendar o voto na candidatura do Bruno, como pareceria natural...
Sou sócio do Benfica há 40 anos e conheço "o que a casa gasta" em matéria da suposta superioridade "benfiquista" de alguns, umas vezes com razão, outras nem tanto, como me parece ser este o caso.
Afinal, o Movimento tem no seu seio pessoas que descobriram a sua "vocação" benfiquista numa fase bem adiantada da sua vida, e nem por isso deixa de congregar á sua volta benfiquistas de sempre, que fazem a sua, intransigente, defesa, como é o caso do meu amigo João Carvalho ...
O Bruno, ainda que como sócio correspondente, o que é natural, para quem vive a 300kms de Lisboa, quis ser sócio do seu Clube do coração e não se lhe conhece nenhuma fraqueza em relação ao nosso principal rival, apesar de residir no Porto.
E isso é algo de que algumas figuras mediáticas do Benfica, incluindo Vieira, não se podem vangloriar...
Termino com uma afirmação clara e inequívoca:
A oposição á actual gestão do Benfica e a Luís Filipe Vieira é protagonizada por Bruno de Carvalho e pela lista B !
O resto são manifestações de intenções, que muito prezo, mas não vão a votos...
Vieira escolheu, curiosamente, o lema para a sua candidatura que foi adoptado por Luís Tadeu, cuja lista tive a honra e o privilégio de integrar, quando concorremos contra Vale e Azevedo.
Resta-me desejar que o seu resultado final seja igual ao nosso, pois tenho certeza de que o Benfica sairá vencedor !

Sem comentários:

Enviar um comentário