terça-feira, 16 de junho de 2009

A AMIZADE...E O BENFICA

Tal como diz Einstein neste poema:

Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.

Tenho da Amizade um conceito que, reconheço, começa a estar fora de moda...
Isto para não ter que admitir que, é a própria Amizade que está fora de moda...
Ao longo da minha vida, educaram-me, e eduquei-me, no sentido de considerar a Amizade, como um bem precioso. Sempre numa perspectiva maximalista, que me levou a defender que os meus amigos eram os melhores do mundo, mesmo quando não eram, que não tinham defeitos, ainda que eles fossem evidentes, e que a amizade acabaria, sempre, por se sobrepor a naturais divergências que pudessem surgir entre nós.
Naturalmente que, não é difícil imaginar, esta minha concepção me tem saído muito cara...
Mas nem por isso me arrependo, pois tudo faz parte deste processo que é a Vida...
Talvez em consequência da idade, logo, maior experiência, tenho vindo a aperceber-me de que esta minha visão pecava por excesso de romantismo, e os últimos anos encarregaram-se de me comprovar isso mesmo...
Mas isso não quer dizer que esteja disposto a mudar, como diz o povo, "burro velho não aprende línguas", mas tentarei proteger-me melhor, passando a confiar um pouco menos nos que se dizem meus amigos e a ser mais cuidadoso com os que o não são...
Falo, naturalmente, do meu esforço para ser mais racional, o que não significa que consiga ficar indiferente, ou não me sinta "traído", quando vejo, da parte daqueles que considero amigos, comportamentos que eu não esperava, ou seria capaz de imaginar, relativamente à minha pessoa...
Os amigos podem, e devem, chamar-nos á atenção para os nossos erros, criticar-nos e assumir divergências.
Mas os Amigos não podem, nem devem, criticar-nos pelas costas, sacrificar a amizade a interesses de circunstância e, muito menos, abdicar da lealdade que se deve a um verdadeiro Amigo...
Ou então, em vez de falarmos de amigos, melhor será que falemos de "conhecidos"...
Vem isto a propósito das eleições no Benfica e do facto de existirem pessoas, que tenho como meus amigos, que apoiam, activamente, a recandidatura de Luís Filipe Vieira.
A meu ver, o facto de estarmos em campos diferentes, não pode, nem deve, interferir com a nossa amizade, sendo até que, curiosamente, alguns dos meus bons amigos de hoje foram, no Benfica, meus adversários eleitorais.
Apenas para dar um exemplo, e eles irão perdoar-me por citar os seus nomes, assim aconteceu com o Engº Abílio Rodrigues, com o Dr João carvalho e com o Dr José Ribeiro da Silva, entre outros.
E é porque assim penso que quero deixar claro, antes do início da campanha eleitoral, que as minhas amizades não dependem das opções eleitorais de cada um.
Mas também não deixarei de estar atento ao modo como os meus amigos se comportam, relativamente a quem não partilha das suas opiniões, como é o meu caso, relativamente a alguns deles.
Cada um faz as opções que muito bem entender, e considera mais corretas, mas para as justificar, não precisa de ser incorrecto com quem quer que seja, nem de recorrer á calúnia e insinuação torpe, por mais na moda que estejam estes procedimentos, no Benfica...
Devo ao Benfica muitas amizades, que quero preservar, embora, confesso, não seja muito bom a "cultivá-las", por "maneira de ser", que muitos desconhecem...
Tenho para mim que, as verdadeiras amizades não requerem, nem presença constante, nem total identificação de pontos de vista. Requerem, isso sim, muita lealdade e um enorme respeito pelas opiniões dos outros.
Tenho amigos, que são apoiantes de outros Clubes, e tenho muito orgulho nisso !
E posso, até, acrescentar que, um dos meus grandes Amigos, embora nos encontremos pouco, é adepto, "ferrenho", do Futebol Clube do Porto. É Rui, como eu, e das pessoas com quem mais me identifico...
O meu cunhado é do Sporting Clube de Portugal, e nem por isso deixa de ser meu Amigo, e eu dele, e o contrário é que seria um verdadeiro absurdo !
Imagino que os meus amigos, e os poucos que me lêem, estejam agora a perguntar-se:
Mas a que propósito é que vem esta conversa ?
Quero, apenas, dizer que esta conversa faz sentido, e tem, naturalmente, destinatário, mas eu deixaria de ser um Amigo se revelasse o seu nome...
Tenho para mim que nada existe de pior do que perder um amigo, e talvez por isso, ao contrário do que aconteceu no passado, estou disposto a lutar para conservar os meus !
Mesmo quando isso significa abdicar do meu orgulho, e de alguns princípios em que acredito !
Mas a amizade tem, naturalmente, limites, e como dizem os ingleses, "It takes two to tango" !
A morte de um amigo é uma dor enorme, mas a Vida já me ensinou que, muito pior é perder um amigo em vida...
Espero que a campanha eleitoral, que agora se inicia, não me faça perder mais amigos...
A paixão que temos pelo Benfica deve contribuir para nos unir, na diversidade de opiniões, em vez de nos afastar.
Mas, se isso acontecer, que nunca nos afaste, irremediavelmente...
Quero terminar, citando parte de um poema de Ilídio Sardoeira, que acabou por ser determinante para o homem que hoje sou, e que reza assim:
(...)
Sê sempre um Homem com os Homens dentro.
Que a Palavra que cales, ou que dês,
Traga consigo, como tronco de árvore,
A vertical firmeza do que és.

Sem comentários:

Enviar um comentário