terça-feira, 9 de junho de 2009

EM ESTADO DE CHOQUE...


Após o modo como o, demissionário, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica comunicou a decisão da demissão, colectiva, dos Órgãos Sociais do Clube, senti, e escrevi, que as suas declarações não era compatíveis com o cargo que exerce.
Mas estava longe de imaginar que pudesse, alguma vez, fazer declarações semelhantes às que viria a fazer, mais tarde, na TVI24.
Sempre procurei respeitar os dirigentes do meu Clube, mesmo quando, como aconteceu com o consulado de João Vale e Azevedo, e acontece, agora, com Luís Filipe Vieira, as suas atitudes, e comportamentos, não dignificam, nem o lugar que ocupam, nem o Sport Lisboa e Benfica.
Nunca deixei de dar as minhas opiniões, sem me preocupar em agradar a quem quer que fosse, apenas expressando o que entendi ser melhor, a cada momento, para o Clube do meu coração, mesmo quando isso me valeu insultos, e vais, por parte de quem tinha opiniões diferentes.
Mas fi-lo, sempre, no respeito, institucional, que me merecem os dirigentes do meu Clube, de forma urbana, e cordata, sem ataques, pessoais, a quem quer que fosse.
Por isso me chocava, e choca, o modo como João Vale e Azevedo e Luís Filipe Vieira se dirigiam a sócios do Clube, com tanto ou mais tempo de associados do que eles, colocando em causa o seu benfiquismo, com base em diferenças de opinião, não hesitando em recorrer ao insulto e á manipulação de massas, sempre que necessário.
Fui opositor, assumido, à gestão de Vale e Azevedo e devo confessar que, nunca, naquele tempo, vi tantos benfiquistas preocupados com a sua gestão, como os que agora surgem, críticos, e com linguagem menos própria, e nisto, incluo, naturalmente, grande parte dos membros dos actuais Órgãos Sociais, e colaboradores, do Clube.
Mas não quero, com isto, dizer que sejam menos benfiquistas do que eu, por nunca terem participado em nenhuma Assembleia Geral, nem sequer produzido quaisquer declarações, críticas, ao modo como o Benfica estava a ser conduzido.
A meu ver, o benfiquismo de cada um não se mede, nem pelo número de anos de associado, e eu sou o nº 5.964, nem pelo maior, ou menor, envolvimento, de cada um, no dia a dia do Clube.
Conheço simpatizantes do Benfica que sofrem tanto, ou mais, com os insucessos do Benfica, do que alguns dirigentes, mas nem por isso, uns e outros, deixam de ser benfiquistas.
Neste contexto, não deve ser difícil imaginar o choque que senti, ao ouvir Manuel Vilarinho dizer que, benfiquista é ele, e "mais dez, ou vinte", que prefere trabalhar com sportinguistas a fazê-lo com os que, com ele, partilham o amor pelo Benfica, e que as amadoras são um sorvedouro dos dinheiros do futebol.
O que me chocou, não foram as ideias expressas pelo benfiquista Manuel Vilarinho, (entre outras coisas, tenho bem presente que, quando presidente da Direcção, tentou acabar com as modalidades amadoras no Clube, e a sua proposta foi derrotada em Assembleia Geral), porque ele tem o direito de defender aquilo em que acredita, mas as declarações do Presidente da Mesa da Assembleia Geral do meu Clube, ainda que demissionário, as quais, queiramos ou não, revelam um profundo desrespeito por todos aqueles que tem, estatutariamente, o dever de representar e respeitar.
Não me compete, nem estou interessado em descobrir, quem são os 10, ou 20, benfiquistas a quem Manuel Vilarinho se refere, embora fosse interessante conhecer o critério de selecção...
Até porque, foram muitos mais os benfiquistas que contribuíram para fazer dele Presidente da Direcção do Clube, ainda que muito menos do que os que lhe atribuíram a Águia de Ouro...
Não me lembro, confesso, de ouvir, ou ler, declarações de um Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica tão ofensivas, para os benfiquistas, como as que, ontem, foram produzidas, e lamento que, quem as produziu, não só seja um ilustre benfiquista, como alguém a quem, faz pouco tempo, os benfiquistas decidiram atribuir o maior galardão possível, isto é, a Águia de Ouro.
Mas a Vida é assim mesmo, não pára de nos surpreender, e mal de quem se convence já ter visto tudo...

1 comentário:

  1. Meu Caro Consócio e AMIGO,
    Não podias e não devias calar o teu descontentamento. É o descontentamento de um BENFIQUISTA e consequenemente o descontentamento de todos nós. Quero dizer-te que ouvi e não acreditei, tive que escutar três vezes para ter a certeza que o meu sentido de audição não me estava a pregar uma partida.
    Como dizes, e muito bem, o problema não está em ser o Manuel Vilarinho a falar, o cerne da questão é que quem falou foi tão só o Presidente da Assembleia Geral do S.L.BENFICA.
    Só me resta um comentário: Para onde vais tu meu Querido BENFICA.
    Saudações Benfiquistas.
    António Frederico de Oliveira Figueiredo
    Sócio 3.092

    ResponderEliminar