domingo, 23 de maio de 2010

SIMPLESMENTE...MOURINHO

Faço parte do grupo dos que não apreciaram o modo como José Mourinho deixou o Benfica.
Não me pareceu adequado o seu comportamento e devo admitir que isso condicionou, durante algum tempo, o modo como passei a olhar a sua pessoa.
Naturalmente que a sua passagem pelo Futebol Clube do Porto e o estilo que adoptou nada contribuíram para melhorar a imagem que tinha dele.
A sua partida para o estrangeiro acabaria, no entanto, por suavizar o meu preconceito, até porque significava o enfraquecimento do principal rival do Glorioso, o que me permitiu começar a olhá-lo com outros olhos.
Os sucessos conseguidos ao serviço do Chelsea já o tornavam, de facto, especial, mas a conquista do seu segundo título de campeão, com o Inter, consagram-no, definitivamente, como o melhor treinador do mundo, na actualidade.
Mourinho venceu a Liga dos Campeões dando uma lição de tácita, de motivação e de liderança.
Mas se a minha antipatia por Mourinho já vinha, desde há muito, sendo atenuada, tanto mais que sou um incondicional apoiante do sucesso de todos os portugueses, no estrangeiro, devo confessar que a sua declaração, recente, de que até tinha vergonha de dizer o que ganhava, quando o mundo atravessa uma das maiores crises de sempre, foi o gesto que faltava para que me tornasse um seu admirador.
E, ontem, Mourinho tornou plena a minha admiração por ele.
Não pelo título que conquistou, que é apenas mais um da sua brilhante carreira, mas quando afirmou, durante uma entrevista à RAI, que era melhor parar por ali, senão iria chorar e perderia a lucidez.
Afinal, por detrás de uma certa arrogância no estilo. esconde-se um homem sensível, que a vitória de ontem esteve perto de conseguir expor. E eu gostei.
O Mourinho treinador já tinha conquistado a minha admiração. O José Félix Mourinho conseguiu isso ontem, mostrando que, como diz o povo, quem sai aos seus não degenera, e o pai Mourinho merece que se conheça, também, esta faceta do seu filho.
Parabéns, pois, aos dois Mourinhos, filho e pai, um pelo sucesso desportivo, o outro pelo sucesso na formação do Homem que o seu filho demonstrou ser.
José está, agora, a caminho do Real Madrid e com ele tenho a certeza que se tornará ainda maior o brilho dessa estrela que é Cristiano Ronaldo.
Ficam os votos de que sejam felizes, não só porque ambos merecem, mas também porque a sua felicidade é a alegria de milhões de portugueses...

Sem comentários:

Enviar um comentário