quinta-feira, 6 de maio de 2010

LEMBRANDO CABRAL...


Em Portugal, desde 1974 que as comemorações do 1 de Maio são quase integralmente dedicadas ao Dia do Trabalhador, o que, decerto modo, não deixa de ser natural.
Contudo, nesse mesmo dia 1 de Maio celebra-se um dos acontecimentos mais importantes dos descobrimentos portugueses, que foi a tomada de posse da "Ilha de Vera Cruz", ou seja, o actual Brasil, por parte de Pedro Álvares Cabral, em nome do 14º Rei de Portugal, Dom Manuel I, "Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar em África, e Senhor da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia, etc".
Isto apesar de se saber, comprovadamente, que Duarte Pacheco Pereira, ilustre astrónomo, geógrafo e navegador português, chegou ao Brasil cerca de um ano e meio antes de Cabral, tendo a descoberta sido mantida em rigoroso segredo.
Num momento em que o projecto europeu se encontra debaixo de fogo, por motivos mais ou menos especulativos e não só, e quando tantos de entre nós reclamam uma maior atenção para o nosso relacionamento com os países da CPLP, não é demais relembrarmos esse glorioso feito português e reconhecermos, com orgulho, o nosso legado nesse maravilhoso país, que é o Brasil.
Tenho para mim que, apesar dos progressos da última década, os portugueses ainda não interiorizaram que somos nós quem mais tem a ganhar com o aprofundamento do relacionamento entre os dois países e que o Brasil é muito mais do que o país do samba, das praias, das mulatas e do futebol.
Ao contrário do que viria a acontecer com Pedro Álvares Cabral, é preciso que estes acontecimentos não caiam no esquecimento, confinados ao manuais escolares, ou já nem isso...
Só conhecendo e lembrando a nossa história poderemos conhecer-nos melhor como povo e como nação e esse conhecimento pode ajudar-nos a traçar o rumo e os caminhos do futuro.
Assim não nos falte "a arte e o engenho"...

Sem comentários:

Enviar um comentário