segunda-feira, 7 de setembro de 2009

ALHOS...E BUGALHOS

Tenho evitado falar do "caso" Moura Guedes e do "seu" Jornal Nacional.
Sobre a inoportunidade do afastamento e o aproveitamento político que dele foi feito, já tudo foi dito, e escrito, inclusivamente pela própria...
Interessante é a evolução do "caso", do ponto de vista interno, com as notícias da união dos jornalistas, em torno da apresentadora, a evoluírem, rápidamente, para um clima de "guerra sem quartel" na redacção da estação televisiva, como se pode ler no Diário de Notícias de hoje.
Estimulado pelo artigo do DN, resolvi consultar o blogue do jornalista Carlos Enes (http://fragmentosdeapocalipse.blogspot.com/), e os comentários ao seu "post" intitulado "O Fim da Magia".
A avaliar pelos comentários, a redacção da TVI está mesmo em "pé de guerra", e a figura, e estilo, de Moura Guedes, longe de provocarem o consenso entre os seus pares, são motivo de acentuadas divergências.
E o clima é de tal ordem que Júlio Magalhães, coordenador da Redacção da TVI no Porto, em entrevista ao Jornal i, vem admitir que "se continuar o clima que agora se vive, pode ser a morte de uma estação líder".
Não deixa , também, de ser curioso que Júlio Magalhães considere que a decisão de suspender o programa não foi "surpreendente", antes considerando o "timing" escolhido como inadequado, uma vez que existia "desconforto público em relação ao programa".
Ora, que eu saiba, e Júlio Magalhães é um jornalista experiente e competente, a ponto de ser dado como possível sucessor de João Abreu, como director de informação, desconforto público não é o mesmo que desconforto governamental, esse sim, conhecido de todos, e públicamente expresso.
Para quem estiver de boa fé, e não sofrer de partidarite aguda, fica cada vez mais claro que não foi o governo, e muito menos Sócrates, quem pediu a suspensão do programa, o qual, aparentemente, já teria um fim anunciado, até porque nada teriam a ganhar com isso, como se viu.
Aproveitar este episódio como arma eleitoral não só não é surpreendente, como, digo eu, até faz parte...
Mas evocar este caso para se sugerir que está em risco a liberdade de imprensa, é abusar da inteligência de todos nós.
Que cada um usa as armas que pode, para ganhar eleições, todos sabemos disso, mas não vale misturar alhos...com bugalhos. 

1 comentário:

  1. Fez-se luz, 'on my mind'!
    Sinceramente ainda não tinha compreendido a razão de colocaram a foto da senhora Manuela, junto das orelhas em forma de V, do coelhinho da Playboy!
    Prostituição intelectual.

    ResponderEliminar