domingo, 6 de setembro de 2009

SEM ACORDO...


Num momento em que os ministros das Finanças do G20, após a sua reunião em Londres, parecem não ser capazes de sair das boas intenções e acertar uma estratégia de actuação comum, o livro de Charles Morris, considerado um dos melhores livros de 2008, por publicações tão importantes como "The Economist", "BusinessWeek", e o "New York Times", assume actualidade crescente.
Numa linguagem simples, e muito clara, o autor, advogado e ex-banqueiro, conduz-nos através das crises dos últimos 25 anos, em resultado da política económica norte americana, explica os mecanismos que estiveram na base da actual crise, e apresenta-nos uma "agenda parcial para re-regular as finanças". 
Considerando que "a primeiríssima prioridade será restaurar uma supervisão eficaz do sistema financeiro", Charles Morris afirma que, "uma das causas primárias da crise do crédito foi a mudança(...) para o novo sistema "Basileia 2", de cálculo de alavancagem por meio da análise do "valor em risco" (ou VAR, de value at risk) baseada em um modelo", para considerar o fracasso como "cataclísmico".
Num momento em que já se começa a falar da recuperação económica, e antes as dificuldades para se conseguirem acordos, limitativos das práticas bancárias, o mais provável é que os ministros das Finanças venham a concordar em  mudar alguma coisa, para que tudo possa ficar na mesma, ou quase...
Diz Charles Morris que, "a amplitude do crash financeiro actual sugere que chegamos ao ponto em que o dogmatismo de mercado é que se tornou o problema, e não a solução. E depois de um quarto de século, é hora de o pêndulo oscilar na outra direcção."
Eu acrescentaria: Será...?

Sem comentários:

Enviar um comentário