terça-feira, 31 de março de 2009

RESCALDO DE UM CONGRESSO



Já aqui tinha escrito que aguardava, com expectativa, as conclusões do congresso do Sporting Clube de Portugal, sendo que, será na assembleia geral, marcada para o dia 17 de Abril, que ficaremos a conhecer quais as recomendações que serão aprovadas.
Com a curiosidade de quem quer saber, um pouco mais, sobre as transformações propostas para o seu "rival de sempre", assisti, com a maior atenção, à entrevista que o Sr Engº Aguiar de Matos deu ao Sr Fernando Correia, na TVI24.
Sucede que, a um dado momento da entrevista, me senti como se estivesse a ver um filme em repetição. Afinal, salvo pequenas adaptações, eu já conhecia o modelo...
Privilegiar a SAD, para o futebol, transferindo recursos do Clube, sem as adequadas contrapartidas, desvalorização do papel dos sócios, em favor dos accionistas, permitir que, o Clube, possa deixar de ser o accionista maioritário da SAD, porque impossibilitado de acompanhar um futuro aumento de capital, tudo isto eu já vi, e vivi, no meu Sport Lisboa e Benfica.
Infelizmente, no meu Clube, os sócios acabaram por aceitar tudo isto, de forma acrítica, e não é de estranhar que o actual presidente esteja a preparar, com a conivência dos seus pares, a transferência do próprio estádio para a SAD, ao abrigo do mesmo princípio.
E não resisti a pensar que o Sporting, a avaliar pelo que vi, e ouvi, vai no mesmo caminho. E isso não é bom ! Nem para o Sporting, nem para o desporto português !
O ecletismo dos nossos principais clubes permitiu, durante décadas, alargar a prática desportiva a vastíssimo numero de jovens. E foi por isso mesmo que lhes reconheceram o estatuto de "instituições de utilidade pública desportiva" e o Estado, lhes concedeu os correspondentes benefícios, de que se destacam a cedência de terrenos, onde se construíram os estádios e pavilhões.
Os mesmos estádios que alguns pretendem, agora, entregar aos accionistas das SAD's.
Abandonar o ecletismo, a pretexto do reforço do futebol, não é, a meu ver, aceitável, mesmo reconhecendo que, como me dizem alguns amigos, "os tempos são outros". Pois são, mas eu não aceito que se sacrifique o ecletismo do meu Benfica, por uma, ou várias, contratações futebolísticas milionárias, de rendimento, quase sempre, duvidoso.
Os sócios do Sporting Clube de Portugal que se cuidem...

Sem comentários:

Enviar um comentário