quinta-feira, 19 de março de 2009

O PAPA BENTO XVI....

As recentes declarações do Papa, a bordo do avião que o levaria a Yaounde, nos Camarões, de que, "não se pode resolver o problema(da SIDA ), com a distribuição de preservativos", acrescentando que, "pelo contrário, a sua utilização agrava o problema", não constituem uma novidade. O Papa João Paulo II, figura por quem sempre nutri um carinho muito especial, fez afirmações semelhantes, na Tanzânia, em 1990, o que lhe valeu uma célebre caricatura, com um preservativo na cabeça, que me senti tentado a reproduzir aqui.
Contudo, e porque se tratava de Bento XVI, figura que não me é particularmente simpática, admito, optei por um "cartoon" mais abrangente, que alude a temas particularmente sensíveis, para a Igreja Católica e para este Papa.
Curiosamente, e ao contrário do que possa parecer, a Igreja não tem, sequer, uma tese oficial sobre o uso de preservativo, admitindo-o até, em casos em que, num casal, um dos membros seja seropositivo, mas o verdadeiro objectivo é impedir a proliferação do sexo, com outra finalidade que não a de procriar.
Felizmente que, um número, crescente, de católicos, se tem vindo a afastar das posições mais radicais, e conservadoras, da Igreja, mas a História ensina-nos que as alterações da doutrina
social da Igreja requerem muito tempo. Demoram, mas acabam por ocorrer...!
Até lá, perde a Igreja, e a Humanidade não agradece !

Sem comentários:

Enviar um comentário