terça-feira, 24 de março de 2009

POBRE FUTEBOL...

Escrevi nesta página, logo a seguir à final da Taça da Liga, que o Benfica beneficiara de um grande penalidade inexistente. O meu benfiquismo, militante, não me tolhe a capacidade de análise, muito menos o raciocínio.
Entendi, naquela altura, que não deveria comentar aquele acto, grave, amplamente divulgado pela televisão, do treinador Paulo Bento, fazendo gestos em direcção ao árbitro da partida, chamando-lhe "ladrão". O incêndio que é o futebol nacional, não precisa que lhe adicionem combustível, pensei eu.
As declarações de Paulo Bento, no final da partida, indiciavam o que aí vinha, mas, admiti, o bom senso acabaria por prevalecer, seria uma questão de tempo. Enganei-me !
A dramatização tem vindo em crescendo e culmina agora com a abandono, pelo Sporting Clube de Portugal, da direcção da Liga.
Sejamos claros : O Sporting foi prejudicado e perdeu uma final, por causa de um erro de arbitragem. Mas será que isso justifica este tipo de reacções e comportamentos?
Eu sei o que é o sentimento do adepto, e do dirigente, ao perder um jogo, por um erro da equipa de arbitragem, e creio até que não existe nenhum adepto de nenhum clube que nunca tenha passado por isso. Mas é inevitável perguntar, porque não usam os treinadores, e dirigentes, a mesma veemência, quando são escândalosamente beneficiados, como tambem já sucedeu com o Sporting, noutras ocasiões ?
Que possam existir reacções mais acaloradas, nas horas que se seguem ao jogo, até se entende, mas, insistir e prolongar a polémica e a suspeição não é, a meu ver, aceitável. E não o digo porque se trata do Sporting, até porque, infelizmente, este comportamento generalizou-se, e os dirigentes do meu Benfica não estão isentos de culpas nesta matéria, muito pelo contrário.
O actual estado de coisas no futebol português, só contibui para afastar os adeptos dos estádios e diminuir a já reduzida credibilidade dos intervenientes. E, infelizmente, a imprensa desportiva, ao previlegiar o sensacionalismo e a superficialidade, em detrimento da análise e debate, sérios, sobre o estado do futebol português, está a dar um importante contributo para tudo isto.
É por estas e por outras, que existe muita gente que pensa que, o melhor do futebol é mesmo, a bola e alguns estádios novos....

Sem comentários:

Enviar um comentário