segunda-feira, 4 de abril de 2011

PORTO CAMPEÃO


O Futebol Clube do Porto voltou a sagrar-se campeão nacional, de futebol, conquistando o seu 25º título.
Até aqui, nada de novo, pois o avanço pontual sobre o Benfica, segundo classificado, desde há muito que augurava essa possibilidade.
A conquista, com sabor a mel, para os dragões, e a fel, para todos os benfiquistas, foi garantida no estádio da Luz, com a vitória do Porto, por 2-1, o que lhe permitiu manter a invencibilidade no campeonato.
Por mais que nos custe, aos benfiquistas, há que reconhecer que se trata de uma conquista merecida, o que nem sempre foi o caso, num passado recente, e só nos resta dar os parabéns aos nossos adversários.
Infelizmente, não parece ter sido esse o entendimento dos responsáveis do Benfica, ao mandarem desligar a luz eléctrica, e accionar o sistema de rega, quando os jogadores do Porto ainda comemoravam a vitória.
Foi um comportamento leviano, como demonstram as declarações do subintendente da PSP, Costa Ramos, responsável pela segurança no estádio, e uma enorme falta de respeito, para com o adversário, que em nada dignificam os responsáveis pela decisão.
Já aqui escrevi, por diversas vezes, sobre a influência das atitudes dos dirigentes dos clubes no comportamento das claques, e nos actos de vandalismo, e selvajaria, por elas praticados, e aquilo que penso aplica-se aos dirigentes de todos os clubes, sem excepção.
Como benfiquista, só posso lamentar que os dirigentes do meu clube respondam, "à letra", aos responsáveis do Porto, porquanto lhes critico o método, e o estilo, com particular destaque para Pinto da Costa.
Adoptar uma política de "olho por olho, dente por dente", como parecem ter decidido os dirigentes do meu clube, pode ser muito popular, junto de alguns sectores benfiquistas, mas apenas contribui para o aumento da violência, verbal, e física. E nem o Sport Lisboa e Benfica, como se tem visto, nem o futebol português, têm nada a ganhar com esse tipo de comportamentos.
Não é demais realçar que, se anos houve em que as conquistas do Porto foram alvo, legitimamente, de contestação, este não é, seguramente, o caso, e o Benfica apenas pode queixar-se de si próprio.
O Porto é um justo vencedor, e merece os parabéns por esta conquista.
Ao Benfica recomenda-se que reveja o "filme" desta época, para evitar cometer os mesmos erros, no futuro.
Sugiro que comece pela baliza, reconhecendo que a fortuna gasta na contratação de Roberto foi um erro, já que a ele se devem muitos dos pontos perdidos no início do campeonato.
E para terminar o que começou, brindou-nos com um monumental "frango", logo no início do jogo, que acabaria por ser determinante no resultado, e na antecipação da conquista do título.
Mas também Jorge Jesus, com tendência para "inventar", normalmente mal, quando se trata de jogos importantes, deve reflectir sobre a responsabilidade que lhe cabe, neste insucesso. Até porque o Benfica ainda tem a possibilidade de conquistar a Liga Europa, e será bom que não repita os erros do passado...
Dito isto, convém lembrarmos que o Benfica está na final da Taça da Liga, e tem todas as condições para chegar à final da Taça de Portugal.
Ainda há, portanto, muita coisa para conquistar, esta época, e ganhar a Liga Europa permitiria ajudar a atenuar este desaire...

Sem comentários:

Enviar um comentário