sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O MEU PROTESTO


A cimeira da NATO, que decorre em Lisboa, entre hoje e amanhã, tem agitado a vida da capital portuguesa e merecido, naturalmente, uma ampla cobertura mediática.
Aproveitar a cimeira para dar a conhecer aos portugueses os objectivos da Aliança Atlântica, parece-me um bom propósito, que corresponde, afinal, ao que deve ser a tarefa dos verdadeiros jornalistas.
Mas utilizar as siglas da Organização do Tratado do Atlântico Norte, (OTAN ou NATO), para confundir alguns portugueses, e explorar a sua ignorância, parece-me uma atitude deplorável, que não abona em favor de quem o faz.
Infelizmente, uma estação de televisão portuguesa não resistiu ao facilitismo e resolveu apresentar, no seu jornal da tarde, uma reportagem com a qual pretendia, não só demonstrar que grande parte dos portugueses não sabem o que significam as siglas, e desconhecem a finalidade da Organização, como também explorar esse desconhecimento, com a agravante de o repórter se ter atrevido a confundir os entrevistados, jogando com as duas siglas.
Quando os jornalistas se queixam, tantas vezes com razão, de que são impedidos de fazer o seu trabalho, ou de o fazerem nas melhores condições, será bom que aproveitem, também, para reflectirem sobre a qualidade do seu trabalho e o seu dever, como profissionais.
É que, afinal, em nome das sacralizadas audiências, não pode valer tudo...
Tenho consciência de que não servirá para nada, mas aqui fica o meu protesto!

Sem comentários:

Enviar um comentário