segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A ARTE DA OCULTAÇÃO E DA MENTIRA...


O ministro da justiça japonês, Minoru Yanagida, resignou ao cargo, após admitir que era fácil desempenhar o cargo, bastando, para tanto, utilizar duas frases, sempre que se encontrasse em dificuldade para responder ás perguntas que lhe eram dirigidas.
As duas frases, segundo o ex-ministro, seriam "não vou comentar casos específicos" e "estamos a tratar do assunto, de acordo com a lei e os indícios".
A notícia chegou-me através do jornal inglês "The Guardian", na sua página na Internet, guardian.co.uk, e confesso que me fez sorrir...
Afinal, estas, ou frases muito semelhantes, são das mais utilizadas por ministros de governos, de todo o mundo, o que, pelo menos para os japoneses, significa um desrespeito para com o parlamento nacional e a opinião pública.
Ainda que, na prática, o senhor Yanagida se tenha limitado a dizer aquilo que todos já sabíamos, ou seja, quando em situações de aperto, nada como ser evasivo nas respostas. No Japão, como no resto do mundo.
E sendo este um dos casos em que dizer a verdade saiu caro, a um político, não resisti a interrogar-me se, sendo a política "a arte do possível", como alguém disse, ela não se estará, também, a transformar na arte da ocultação e da mentira...

Sem comentários:

Enviar um comentário