quinta-feira, 9 de julho de 2009

RESCALDO...


Passada a agitação das eleições no Benfica, entendo que se justifica uma reflexão sobre todo o processo, numa perspectiva tão independente, quanto possível.
É nesse contexto que, não estando eu de acordo com a actual gestão de Luís Filipe Vieira, não vou abordar a questão da antecipação das eleições, o desrespeito por ordens judiciais, ou a manipulação da informação fornecida aos órgãos de comunicação social...
Tudo isso já foi, abundantemente, comentado, e cada um tirará as ilações que quiser...
Em meu entender, ficou claro, ao longo de todo o processo, que a oposição à actual gestão do Clube se baseia mais na pessoa do seu presidente, do que em projectos alternativos.
Goste-se, ou não, o Movimento "Benfica, Vencer, Vencer", para além de não ter sido capaz de gerar uma candidatura, demonstrou enorme fragilidade na sua capacidade para apresentar um modelo de gestão para o Clube, perdendo-se em generalidades, nada convincentes, e hipotecando a possibilidade de se constituir como alternativa.
Aliás, mal ou bem, a ideia que ficou é que o Movimento se aglutinou em torno da figura de José Veiga, a qual, convenhamos, está muito longe de ser consensual entre os benfiquistas...
Já Bruno de Carvalho, que eu apoiei, procurou apresentar algumas ideias, mas tinha, a seu desfavor, o facto de ser um sócio recente do Clube, ficou enfraquecido pelas dúvidas quanto á legitimidade da sua candidatura, "perdeu-se" em batalhas jurídicas, e não foi capaz de fazer passar a sua mensagem, como o atesta o resultado eleitoral, com os votos em branco a mais do que duplicarem a sua votação.
Reconheço que ficou claro que não existiam condições para derrotar Luís Filipe Vieira, mas isso não significa que a sua gestão seja a que melhor serve os interesses do Sport Lisboa e Benfica.
A expressiva vitória conquistada, dá-lhe o direito de gerir os destinos do Clube, nos próximos 3 anos, mas não lhe confere os poderes absolutos, que ele gostaria...
Ou muito me engano, ou Viera continuará a ser o que sempre foi, renovando promessas, que nunca serão cumpridas, privilegiando a SAD, em prejuízo do Clube, evitando o debate sobre os temas mais importantes, como a revisão dos estatutos ou a integração da Benfica Estádio na SAD, e insultando todos aqueles que dele ousem discordar...
Cabe a quem discorda, do estilo, e do método, passar a estar presente nas Assembleias Gerais, e apresentar propostas alternativas, credíveis, em vez de se perder em críticas menores que, por mais justificadas que sejam, apenas transmitem uma ideia de "mau perder".
É tempo de os benfiquistas discutirem o Benfica do futuro, na base de projectos e não de pessoas, ao mesmo tempo que exigem dos seus dirigentes o cumprimento das suas promessas eleitorais.
Sem fazerem qualquer tipo de oposição sistemática, da qual, frise-se, Veira não pode queixar-se, por inexistente, os que, como eu, pretendem um Benfica diferente, devem expôr as suas ideias, e sujeitá-las ao debate.
Na impossibilidade de o fazermos no interior do Clube, façamo-lo aqui, na internet, com linguagem própria, educada, no respeito pelas opiniões de todos e com o único intuito de contribuirmos para o engrandecimento do Sport Lisboa e Benfica.
Para bem do Benfica, esperemos que o actual presidente cumpra o que prometeu, eu serei dos primeiros "a dar a mão á palmatória", mas se isso não acontecer, é preciso estarmos preparados, sob pena de o próximo acto eleitoral voltar a ser mais um "passeio" para Luís Filipe Vieira.
E o Benfica nada ganharia com isso...

1 comentário:

  1. Desdes as eleições que tenho evitado falar do assunto, até para as ideias acalmarem, deixar assentar a poeira e a bem do Benfica ponderar nas afirmações ou ilações das eleições.
    O seu texto retirou-me uns largos minutos que teria de perder para fazer o meu rescaldo, faço das suas as minhas palavras, tendo inclusive publicado o seu artigo no meu blog.
    Que o tempo dê razão ao Benfica e se Luis Filipe Vieira conseguir fazer do Benfica um clube campeão, lider e forte como no passado, estarei na 1ª linha a dar o braço a torcer, não acredito que aconteça, mas espero sinceramente estar completamente enganado e voltar a ver o nosso Benfica à Benfica.

    Saudações Benfiquistas

    Gaspar Costa

    ResponderEliminar