domingo, 26 de julho de 2009

EMBRAER



O lançamento, hoje, da primeira pedra de uma das duas fábricas que a Embraer vai construir em Évora, assume particular relevo.
A Embraer é uma empresa brasileira que ocupa o terceiro lugar na indústria aeronáutica e a sua opção por investir em Portugal não pode, nem deve, ser menosprezada.
Ao que se percebe, a produção das duas fábricas será destinada á exportação e envolve investimentos da ordem dos 148 milhões de euros.
Sou dos que entendem que Portugal deve privilegiar o Brasil, no quadro do seu relacionamento económico, fora da União Europeia, por diversos motivos, dos quais ressaltam as afinidades linguísticas e culturais.
Um país pequeno e com recursos limitados, como é o nosso, deveria, a meu ver, fazer apostas claras, quer em matéria de captação de investimentos, quer na orientação dos seus investidores, para mercados considerados estratégicos.
Mercados como o da Rússia, Índia e China, que revelam enorme potencial de crescimento, podem ser importantes, mas, salvo melhor opinião, nenhum deles resiste a uma análise comparativa com o Brasil, quando olhados numa perspectiva dos interesses portugueses.
O Brasil é hoje uma grande potência mundial e deverá sair desta crise internacional com a sua posição reforçada, pelo que Portugal terá tudo a ganhar em apostar no reforço do relacionamento económico com um país que, ao contrário do que muitos imaginam, é muito mais do que o samba, as praias, as mulatas, e o futebol...

Sem comentários:

Enviar um comentário