quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O JORNALISMO DO MEU DESCONTENTAMENTO...


Custa-me dizê-lo, mas ver um telejornal, ou ler um jornal, português, está a tornar-se uma tarefa cada vez mais pesada.
Não contabilizei, mas atrevo-me a dizer que, a esmagadora maioria das notícias estão relacionadas com desastres, catástrofes, queixas, reclamações, enfim, desgraças da mais diversa ordem...
Estou consciente que as desgraças e as notícias polémicas vendem mais do que as outras, mas deveria existir um limite para o sensacionalismo e para a exploração da desgraça alheia.
Ou talvez seja eu que estou com uma menor predisposição para lidar com aquilo que parece ser a prática jornalística, normal, dos nossos dias...
Pela via das dúvidas, e porque a área do jornalismo sempre me foi particularmente apelativa, resolvi tentar melhorar os meus conhecimentos nessa matéria.
Assim sendo, acabei de adquirir o volume II do livro, Teorias do Jornalismo, publicado pelo professor Nelson Traquina, numa primeira tentativa para conhecer melhor as motivações de quem escreve.
Infelizmente, o primeiro volume não estava disponível, mas não deixarei de o adquirir, logo que o encontre.
Das minhas conclusões, após a leitura deste volume II, prometo dar-vos, aqui, a devida nota.
Quem sabe mudo a minha opinião...

Sem comentários:

Enviar um comentário