segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O GRITO DO IPIRANGA


Amanhã celebra-se o Dia da Independência do Brasil, data em que o príncipe regente, D. Pedro terá gritado, junto à margem do rio Ipiranga, "Independência ou Morte", corria o ano de 1822.
Entretanto, a Editora Nova Fronteira acaba de lançar um novo livro de Laurentino Gomes, intitulado 1822, que vem na sequência da obra 1808, que retratava a fuga da família real portuguesa para o Brasil.
O 1822, que acabei de adquirir e tenciono começar a ler hoje mesmo, se tiver a qualidade do 1808, terá sucesso garantido.
Vale referir que, Carlos Magno, um dos grandes jornalistas portugueses, que é também professor, se referiu à nova obra de Laurentino Gomes, dizendo que se trata de "um livro que ajuda a explicar as raízes comuns de brasileiros e portugueses", o que é mais do que suficiente para me aguçar o apetite pela sua leitura.
Num momento em que as relações entre portugueses e brasileiros são, tantas vezes, marcadas pelo preconceito, sem sentido, e pelo mútuo desconhecimento da realidade de cada um dos países, e dos seus povos, quase me atrevo a sugerir que estas duas obras, de Laurentino Gomes, deveriam ser de leitura obrigatória.
Na impossibilidade de conseguir tal desiderato, aqui fica a minha recomendação.

Sem comentários:

Enviar um comentário