quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O PAÍS ESTÁ EM CRISE ?


Portugal está em crise !
É o que nos dizem os economistas e os operadores nos mercados financeiros, o que nos é relatado nos meios de comunicação social, e o que as estatísticas, infelizmente, confirmam.
Entretanto, aguarda-se a aprovação, na especialidade, do Orçamento Geral do Estado, e a apresentação do Plano de Estabilidade e Crescimento, com Portugal a ser observado, de perto, pelos analistas internacionais, enquanto o país regista uma taxa de desemprego próxima dos 10%, com tendência para crescer.
Seria, por isso, legítimo admitir que fossem os temas relacionados com a economia e com o emprego a ocuparem a actualidade, quer na comunicação social, quer no Parlamento.
Surpreendentemente, é a liberdade de expressão em Portugal e o controlo da comunicação social, ou tentativa nesse sentido, por parte do governo, que ocupa os nossos parlamentares e grande parte das notícias.
A Comissão de Ética, Sociedade e Cultura debate, no Parlamento, o tema, que sendo importante, está longe de merecer, em Portugal, a importância que lhe está a ser atribuída.
Como se o país já não tivesse problemas suficientes, os esforços dos nossos dirigentes estão concentrados em torno de questões que, sendo relevantes noutros países, no contexto português se tornam ridículas.
Pressões dos governos sobre os órgãos de informação sempre houve, e continuará a haver, e se elas resultarem é porque existem jornalistas que não cumprem o seu dever, o que não abona a seu favor.
E não será demais relembrar que, cabe aos jornalistas, por mais mediáticos que sejam, exercerem a sua profissão com rigor e no estrito respeito pela deontologia aplicável á sua profissão, o que nem sempre parece ser o caso...
Aos partidos políticos, e aos seus parlamentares, pede-se que, pelo menos em momentos de crise, a luta político/partidária não perca de vista os reais interesses do País e dos Portugueses...

Sem comentários:

Enviar um comentário