segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

CHICO BUARQUE...Á BENFICA !


Curiosamente, procurando uma foto para ilustrar a extraordinária crónica de João Pedro Roriz, que reproduzo abaixo, encontrei esta recordação única, em que Chico Buarque de Hollanda, aparece com Eusébio da Silva Ferreira e Mário Esteves Coluna, duas das maiores figuras de sempre do meu Glorioso Sport Lisboa e Benfica, no velho e saudoso Estádio da Luz.
E se já era grande a minha admiração por Chico Buarque, vê-lo vestido com a camisola do meu Glosioso foi, confesso, "a cereja em cima do bolo".

Diário do João Pedro Roriz
Desde 28/11/09, posto aqui uma crônica diária, baseada em situações inusitadas, engraçadas e reflexivas do meu dia. Falo basicamente da difícil tarefa de ter quase trinta anos, enumerando, sem pudor, fracassos profissionais e amorosos... Poste seu comentário!
OBS.: Os textos aqui postados são baseados em fatos verídicos, mas são obras literárias e artisticas, portanto fictícias!
Monday, February 15, 2010


CHICO BUARQUE E SUA UNANIMIDADE
Crônica do dia 14/02/2010 João Pedro Roriz

Nelson Rodrigues disse que toda unanimidade é burra... Se isso for verdade, nem todo mundo concorda, certo? Existe uma unanimidade que, para mim, faz todo sentido: Chico Burque de Hollanda.
Quem nunca ouviu a mulherada falar dos olhos azuis do Chico? Ou se indagarem, bobas: "como pode descrever tão bem a alma feminina"?. Uma vez, eu vi uma garota de dezoito anos, totalmente bêbada, num momento de lucidez poética, gritar agarrada ao poste da praça:
- Chico, quero brincar no teu corpo feito bailarina, que logo te alucina, salta, se ilumina quando a noite vem!
E eu cá debaixo, cantarolei baixinho:
- ... e nos músculos exaustos dos seus braços, repousa frouxa, farta, murcha, morta de cansaço...
Conhecer as letras de Chico, é ter acesso ilimitado ao seu eleitorado. Valeu, cara!
Ao mesmo tempo que sinto inveja criativa de um artista tão completo, entendo seu isolamento. Deve ser difícil ser Chico Buarque de Hollanda. Ainda mais sem cigarro, café, violão e Tom Jobim.
Deve ser difícil ser um artista tão unânime, afinal Chico não agrada só as mulhers. Já vi muito marmanjo-macho dizer por aí que se fosse obrigado a dar um beijo na boca de um homem, que fosse em Chico Buarque de Hollanda. É a típica homenagem que o compositor com certeza não vai querer receber.
E, para a alegria da mulherada, Chico é poeta-compositor, músico sensível... e homem... e tímido! Quase um ET! Seu culto às mulheres, o Politeama aos sábados, o barzinho com os amigos no domingo e a poesia defenestrada durante as tardes de sexta-feira o trasformaram em uma complexa evolução: o sonho de qualquer mulher, o Homem 2.o.
Eu diria que Chico é a salvação da lavoura dos homens, o exemplo de masculinidade aliada ao atletismo, à sensibilidade poética e... à feminilidade! Nunca escutei um amigo invejoso dizer que Chico Buarque é gay. Afinal, Chico também descreveu muito bem os homens brasileiros, os "Pedros Pedreiros" (proletariados da vida), os sufocados, seja em Construção, ou em Cotidiano... o malandro que gostava da Lapa e agora chocalha no trem da Central, o vagabundo que não quer trabalhar...
E politicamente, então, nem se fala... Desde os tempos de chumbo, é a salvação das minorias, dos ratos de rua, irriquietas criaturas... e hoje, permanece, num momento que a música popular brasileira anda tão "ies, ies, ies".
Sinceramente, acho que nem quero conhecê-lo, pois seria frustrante cair na realidade de que meu amigo íntimo (no qual conheço a vida passada de trás pra frente, como num retrato... ou melhor, num DVD em branco e preto), sequer sabe quem sou.
E pensar que tem tanta gente aí que daria tudo só para fazer um cooper com o cara, ou bater um papo informal num barzinho do Leblon... Conheço gente que venderia os próprios rins para ser músico de sua banda, biógrafo de sua jornada, copeiro do seu hotel, ou balaústre de seu palácio.
Eu prefiro render-lhe homenagens por aqui e ao piano, tocando:
Quando nasci veio um anjo safado
O chato do querubim
E decretou que eu estava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim
* Todos os direitos reservados ao autor
posted by Blogger Oficial de João Pedro Roriz

Sem comentários:

Enviar um comentário