domingo, 28 de fevereiro de 2010

NO CAFÉ CENTRAL...



Era perto da hora do almoço e vivia-se uma certa acalmia na aldeia Fé em Deus, depois de uma noite agitada pelo temporal. Chovera a potes e o vento forte que se fizera sentir causara alguns estragos em telhados e deitara abaixo algumas árvores.
Os trabalhos de limpeza e reparação decorriam a muito bom ritmo e os aldeões retomavam a sua vida normal.
No Café Central, o Manecas Barbeiro conversava com o Silva, o dono do café, sobre os estragos causados pelo temporal:
- Felizmente que na minha casa foram só uma telhas e consegui reparar tudo pela manhã. E na barbearia não sofri estragos com o temporal. Mas lá que o tempo anda doido, anda.
- Pois eu aqui, tirando o problema com a falta de luz, não me posso queixar e também não houve estragos na minha casa, graças a Deus.
- Mas ó Silva, você já reparou que este tempo anda doido, insistia o Manecas ? Já viu quantas desgraças aconteceram este ano ? Ele é no Haiti, na América, por essa Europa fora, aquela desgraça na Madeira e agora aquilo no Japão e no Chile. Tempo do diabo!
- É verdade Manecas, é verdade. O tempo não tem dado tréguas ás pessoas, por esse mundo fora. Tantas desgraças que nos fazem pensar o quanto somos afortunados por não termos tido nenhum problema de maior aqui na aldeia.
- Você também tem razão. É verdade. Ás vezes a gente nem dá valor ao bem que tem...
E tão entretidos estavam com a cavaqueira que nem deram pela chegada do Nando Farmacêutico, que logo se aproximou, intrometendo-se:
- Ó Silva, não sei o que é que o Manecas estava a dizer, mas olha que ele deve ter razão...
- Gaivotas em terra...já perdi "vinte paus", atirou o Manecas, numa alusão ás velhas notas de vinte escudos. Já cá faltava este lagarto para me amolar o juízo... Estava aqui a comentar com o Silva o temporal e a sorte que temos, quando vemos todas essas tragédias pelo mundo fora, acrescentou.
- É verdade, nem me fales nisso. Agora esta coisa no Chile. Coitados...
O Silva, vendo que se esboçava uma fila no balcão, aproveitou para meter a sua "bucha":
- Bem Manecas, agora que já tens companhia, e da boa, deixo-te com o teu "lagarto" de estimação. Querem alguma coisa ?
- Já que vou ter que aturar este maduro, trás lá dois cafezinhos.
- Olha que rico amigo este, exclamou o Nando. Agora deixa-me aqui a gramar este lampião, que está cada vez pior desde que lidera o campeonato.
- Lidero e lidero muito bem, ou tens alguma dúvida ? Olha, é como diz o Jesus, somos a equipa que joga melhor futebol e mai nada ! O Leixões que o diga, que levou 4 na pá. A propósito, vocês ganharam ao Leixões?
- Pronto, lá começas tu, mas que sina a minha, diz o Nando resignado.
- E se quiseres ser apurado para a UEFA, o melhor é ganhares aos "morcões" logo á tarde, senão vais ter que te contentar com as provas cá do burgo, o que também, valha a verdade, não é coisa a que não estejas habituado, alfinetou o Manecas.
- Sabes que mais? Tu queres é lulas, ó Manecas. Treta, é o que é, treta. Estás é com medo do Porto e por isso até vais torcer por nós esta tarde... Raios partam este "lampião", exclamou, resignado á evidência do que o outro lhe dissera.
- Pena o Monas Picheleiro não aparecer por aí, pois faz tempo que o não vejo, e estou cá com uma vontade de lhe amolar o juízo que nem imaginas. Sempre gostava de saber se o "morcão" também era um dos 200 da manifestação pela verdade desportiva... Imagina, o FCPorto que foi quem mais perverteu a verdade desportiva em Portugal, anos e anos a fio, a organizar manifestações destas. É preciso lata, atirou o Manecas, com evidentes sinais de irritação na voz.
- Bem, bem, não te irrites Manecas, que para irritações já o clima nos dá suficientes...Sabes que lançaram um novo alerta vermelho? Vamos mas é até casa, fechar e proteger tudo, convenientemente, para não termos nenhuma surpresa, que eu quero ver o jogo descansado.
- Vermelho ? Então não é laranja ? Já não entendo nada disto. Uns dizem que é laranja, outros que é vermelho, parecem os nossos políticos. Falam muito mas a gente não entende nada...Mas enfim, tens razão, vamos mas é cuidar do que é nosso...
E lá se foram, mas não sem que antes o Manecas Barbeiro atirasse a última alfinetada:
-Ó Nando, não te preocupes. Anunciaram alerta vermelho, mas acho que é só lá para os lados de Alvalade...

Sem comentários:

Enviar um comentário