segunda-feira, 26 de outubro de 2009

UMA MÁ IDEIA


A decisão, do governo, de transpor, para a legislação nacional, a directiva europeia que autoriza os comerciantes a cobrar uma taxa, nos pagamentos com cartão, de débito, ou de crédito, não foi uma boa ideia.
Tanto mais que, a maioria dos países da Comunidade se recusou a fazer essa transposição, pelo que não havia motivo para sermos "mais papistas do que o Papa".
Mas nós somos assim...
A ideia de taxar as operações de pagamento com cartões, ou as transacções multibanco, não é nova, e as instituições bancárias há muito que manifestaram esse desejo.
Mas é bom que se diga que são os Bancos quem mais beneficia, e beneficiou, com a utilização dos cartões, tendo conseguido enormes poupanças em custos com pessoal, e administrativos, já para não falar das taxas de usura aplicadas aos créditos, concedidos pela via dos cartões, ou das taxas que cobram dos comerciantes...
Não se conhecem, ainda, os valores das taxas a aplicar, embora se preveja a sua aplicação no início de Novembro, mas o que me parece certo é que, mais cedo ou mais tarde, essas taxas acabarão por ser incorporadas nas margens de comercialização.
Como sempre acontece, serão os consumidores a pagar, pelo que, a entrada em vigor das taxas não me parece uma boa ideia, em plena crise económica...

Sem comentários:

Enviar um comentário