domingo, 4 de outubro de 2009

BRASIL



Com a vitória do Rio de Janeiro, como cidade organizadora dos Jogos Olímpicos de 2016, não são só os cariocas que estão de parabéns. É todo o Brasil, e a América Latina.
Mas, perdoem-me a ousadia, a meu ver, porque em português nos entendemos, esta é, também, uma vitória de todos os que se exprimem na língua portuguesa e, por isso mesmo, uma vitória de Portugal e da Lusofonia.
Sei que muitos amigos brasileiros receiam que os Jogos constituam mais uma oportunidade para enriquecer uns quantos, desbaratando recursos em obras que não terão utilidade futura, como sucedeu com os jogos Pan-Americanos, mas quero acreditar que desta vez será diferente.
Os Jogos serão, acredito, mais um grande momento de consagração do Brasil, como grande potência mundial, lugar que ocupa de pleno direito.
O Brasil já assume papel de relevo no G20, é expectável que venha a tornar-se membro do Conselho de Segurança da ONU, a curto prazo, a economia brasileira recupera da crise mais rapidamente do que a maioria das restantes, e o país organizará o Campeonato do Mundo de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016, os dois mais importantes eventos desportivos mundiais.
Como português, só posso ficar feliz com esta afirmação internacional do Brasil, um país extraordinário, com um extraordinário povo. E o peso, crescente, da colónia imigrante brasileira em Portugal, ajudará, não tenho dúvida, a aproximar, ainda mais, os nossos países, e nós, portugueses, só teremos a ganhar com isso.
E eu que, na verdade, me sinto luso-brasileiro, regozijo-me com o sucesso do Brasil e "torço para que tudo dê certo".
D. Pedro I, o primeiro luso-brasileiro da história, deve estar feliz...

Sem comentários:

Enviar um comentário