sexta-feira, 23 de outubro de 2009

RIO DE JANEIRO...


É triste, e muito preocupante, a onda de violência que grassa nas favelas do Rio de Janeiro, a qual, segundo as notícias, já fez mais de 35 mortos.
Triste, porque o país, e o seu povo, não merecem que um monte de energúmenos, que embora podendo ser muitos em número, são muito poucos, em percentagem da população, dêem do Brasil uma imagem que está muito longe de corresponder á realidade.
Triste porque a população dessa "cidade maravilhosa", como lhe chamou o poeta, não merece que um pequeno grupo de bandidos, e é disso que se trata, prejudique a sua imagem, e a da sua cidade, aos olhos do Mundo.
E triste, também, porque a população das favelas atingidas, onde a maior parte é gente boa, e trabalhadora, está a ver a sua vida em risco, sem nada poder fazer para se defender.
Mas a situação é, também, preocupante, na medida em que a economia do Rio depende muito da população das favelas, o que torna ainda mais difícil a resolução do problema, por parte das autoridades brasileiras...
Confesso que desconheço os planos existentes para evitar, ou, pelo menos, minorar, este tipo de problemas, até 2014, ano em que o Rio acolhe o campeonato do mundo de futebol.
Mas não ignoro que estes problemas dão do Brasil uma imagem que, embora estando muito longe de corresponder á realidade, afasta muitos dos seus potenciais visitantes.
Aliás, não tenho dúvida alguma em afirmar que, é essa imagem de insegurança, e violência, que continua a afastar os turistas do Brasil, um dos mais belos países do mundo, cujo afluxo turístico é, relativamente, insignificante.
O Brasil merece ser conhecido por outros motivos, mas como todos sabemos, a violência e o crime " vendem melhor" do que a beleza natural, a generosidade do povo, ou a sua alegria e afabilidade...
Por isso, me preocupo, e solidarizo, com o Brasil, o povo brasileiro, os cariocas, e os trabalhadores das favelas, nesta sua luta para evitar que, um, ou vários, grupos de bandidos possam pôr em causa, aos olhos do mundo, um país e um povo maravilhosos.
Que as mãos não doam aos "policiais"...

Sem comentários:

Enviar um comentário