terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

RONALDO, O FENÓMENO


Ronaldo, que os brasileiros gostam de apelidar de fenómeno, mas a quem, ultimamente, muitos apelidavam de gordo, anunciou, na semana passada, o abandono do futebol.
Segundo o jogador, foi o corpo que o traiu, porque a sua vontade era a de poder jogar mais uns anos, mas não é verdade.
A partir de determinada idade, a prática de um desporto de alta competição fica mais difícil, e foi a idade, e não o corpo, que o traiu, embora não me custe admitir que as lesões sofridas, ao longo da carreira, tenham dado um contributo importante.
Ronaldo foi, de facto, um dos grandes jogadores do futebol mundial, tendo sido eleito, por três vezes, o melhor jogador do mundo, e continua a ser o jogador que mais golos marcou, em campeonatos do mundo.
Mental e fisicamente muito forte, demonstrou uma invulgar determinação ao ressurgir, ao seu melhor nível, quando muitos o davam como acabado para o futebol.
E, até por tudo isso, foi pena que não tivesse sido capaz de avaliar, correctamente, o momento da retirada, e abandonado o futebol no final de 2009.
Goste-se, ou não, trata-se de uma saída pela porta dos fundos, mas que em nada influencia, naturalmente, a brilhante carreira de Ronaldo como jogador. E custa ver aquele que foi uma das grandes estrelas do futebol mundial sair deste modo, num momento em que era um dos alvos da torcida do Corinthians, devido à eliminação, precoce, do clube, na Taça dos Libertadores da América.
Decerto que Ronaldo reconhecia a fraca qualidade do seu rendimento desportivo, por maior que fosse a sua vontade de continuar a jogar, pelo que, apesar de muito difícil, a sua decisão apenas pecou por tardia.
E dizer, como fez o jogador, que se tratou da sua "primeira morte" é um enorme exagero, apenas desculpável pela carga emocional associada à decisão, como desculpável foi a sua explicação para o excesso de peso, contrariada, de seguida, por vários especialistas em medicina desportiva.
Mas as grandes estrelas merecem que lhes perdoemos estes pequenos pecados, e que guardemos delas a esplendorosa imagem das suas prestações. E Ronaldo, com as suas jogadas e os seus golos, foi uma grande estrela, que encantou todos aqueles que gostam de futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário